O Governo Federal lançou a página oficial do Concurso Nacional Unificado, também conhecido como o Enem dos Concursos. O portal detalha informações sobre a aguardada seleção, que oferecerá mais de 6 mil vagas.

O edital unificado foi concebido para democratizar o acesso ao serviço público, com provas realizadas em diversas cidades, não se limitando às capitais.

Segundo o cronograma divulgado no portal, a contratação da banca organizadora está prevista até 22 de novembro.

Continua após a publicidade:

O edital será lançado em dezembro, com as provas agendadas para fevereiro ou março de 2024.

Principais Datas do Concurso:

  • Contratação da banca: até 22 de novembro;
  • Divulgação do edital: 20 de dezembro;
  • Aplicação das provas: fevereiro ou março/2024;
  • Resultado final da etapa unificada: até maio/2024;
  • Curso de formação, quando houver: até julho/2024;
  • Posse dos aprovados: até agosto/2024.

Cinco bancas, Cebraspe, Fundação Getulio Vargas (FGV), Fundação Cesgranrio, Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades), e Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), permanecem na disputa após a manifestação de interesse de diversas bancas.

O processo tem enfrentado desafios, incluindo questionamentos sobre o termo de referência, enviado às empresas interessadas. Apesar disso, a expectativa é de anúncio da contratação da empresa organizadora em novembro.

Guia Referencial para Concursos Públicos:

A página oficial do Enem dos Concursos disponibiliza o Guia Referencial para Concursos Públicos, elaborado pela Enap em parceria com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). O guia orienta os processos desde a fase pré-edital até o pós-edital.

O guia recomenda as disciplinas de Língua Portuguesa e Raciocínio-Lógico Quantitativo. O MGI adiantou que as provas objetivas abordarão temas como valorização do ethos público, realidade brasileira, relações entre Estado, políticas públicas, desenvolvimento nacional, além de disciplinas tradicionais em concursos públicos.

Continua após a publicidade:

O Concurso Nacional Unificado oferecerá mais de 6 mil vagas distribuídas entre 20 órgãos, abrangendo carreiras de níveis médio e superior.

Os blocos temáticos incluem Administração e Finanças Públicas, Setores Econômico, Infraestrutura e Regulação, Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário, Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Políticas Sociais, Justiça e Saúde, Trabalho e Previdência, Dados, Tecnologia e Informação Pública, e Nível Intermediário. O desenho dos blocos e a distribuição das vagas podem sofrer alterações.