Continua após a publicidade:

Nos Estados Unidos, Chris Sununu, governador do estado de New Hampshire, sancionou a lei que proíbe cirurgias de mudança de sexo em menores de 18 anos e abrange também a área esportiva, restringindo a participação de atletas trans em competições esportivas femininas escolares.

📲 Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

Continua após a publicidade:

A lei passa a valer a partir de 1º de janeiro de 2025, com intervenções nas cirurgias de mudança de sexo em menores, como a remoção de genitais masculinos e femininos.

O objetivo, conforme Sununu explicou, é salvaguardar a saúde e o bem-estar das crianças. Ele observou que nações como Suécia, Noruega, França e Reino Unido já implementaram legislações parecidas.

Entretanto, mesmo com as mudanças em relação às cirurgias de mudança de sexo, a lei ainda permite outras intervenções polêmicas, como a remoção de seios e a terapia hormonal para menores. Desse modo, agências de licenciamento serão responsáveis por fiscalizar como está sendo a transição da criança ou adolescente, e a família do paciente também terá direito para processar médicos que realizarem cirurgias proibidas.

Continua após a publicidade:

A nova lei também impacta o cenário esportivo escolar, restringindo a participação em competições femininas do 5º ao 12º ano exclusivamente a meninas biológicas.

Essa medida foi implementada para assegurar equidade e segurança nas competições esportivas femininas, de acordo com o governador. Além disso, estudantes afetados por descumprimentos da legislação terão o direito de tomar medidas legais contra as escolas.

Da redação do Portal de Prefeitura com informações do site O Antagonista.