O venezuelano Juan Vicente Pérez Mora, considerado o homem mais velho do mundo pelo Guinness Book (Livro dos Recordes) em 2022, morreu aos 114 anos nesta terça-feira, 2 de março. A notícia foi confirmada por familiares e autoridades.

Ele era um agricultor e foi reconhecido como o homem mais velho do mundo em 4 de fevereiro de 2022, aos 112 anos e 253 dias. Nas redes sociais, o perfil do livro de recordes lamentou o ocorrido

“O Guinness World Records lamenta a morte do homem mais velho do mundo, Juan Vicente Pérez (nascido em 27 de maio de 1909) aos 114 anos de idade. Ele teria feito 115 anos no mês que vem […] Ele atribuiu sua longevidade a trabalhar duro, descansar nos feriados, dormir cedo e amar Deus”.

Continua após a publicidade:

Juan era pai de 11 filhos, teve mais de 40 netos, 18 bisnetos e 12 trinetos. Nascido em El Cobre, estado de Táchira, ele foi o nono filho de 10 irmãos.

Em Pernambuco, sertaneja de 94 anos entra no Guinnes Book

O recorde de pessoa mais velha matriculada na educação básica de ensino, é de uma sertaneja de 94 anos.

A turma do 3º módulo do Centro de Educação de Jovens e Adultos João Barracão, em Petrolina, Sertão de Pernambuco, conta com a ilustre estudante.

Maria Edelzuita de Souza, a Dona Edelzuita, esbanja vontade de aprender e mantém uma frequência escolar exemplar. Nessa idade, ela pode ser considerada a aluna da educação básica mais idosa do mundo.

A estudante supera em 10 anos o queniano Kimani Maruge Ng’ang’a, que, segundo o livro dos recordes, o Guinness Book, conseguiu a façanha aos 84 anos.

Continua após a publicidade:

Dona Edelzuita iniciou os estudos em 2022, aos 93 anos, para realizar o sonho de ler e escrever, que lhe foi privado durante a infância. Seu pai, lavrador, não a permitia frequentar a escola. Achava perigoso que meninas estudassem porque, alfabetizadas, saberiam escrever “cartas para os namorados”.

Estadão Conteúdo