Continua após a publicidade:

O Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, reconheceu Edmundo González como o vencedor das eleições na Venezuela em comunicado nesta quinta-feira, 1° de agosto.

O anúncio contraria o Conselho Nacional Eleitoral (CNE), que declarou Nicolás Maduro como o vitorioso no último domingo (28). No entanto, a oposição acusa o processo de fraude.

Continua após a publicidade:

González representa a Plataforma Democrática Unitária (PUD), uma coalizão que se opõe a Maduro, o atual presidente que busca o terceiro mandato.

📲 Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

Continua após a publicidade:

A legitimidade do resultado é questionada pela oposição, liderada por María Corina Machado e Edmundo González, bem como pela comunidade internacional, devido à alegada falta de transparência da autoridade eleitoral venezuelana e aos apelos para que os detalhes da votação sejam divulgados.

Segundo a PUD, González obteve 67% dos votos, em comparação com 30% para Maduro, baseando-se em aproximadamente 74% das atas contabilizadas.

O governo dos EUA também sugeriu que as partes venezuelanas iniciem discussões para “uma transição respeitosa e pacífica, conforme a legislação eleitoral vigente”.