O presidente da Argentina, Alberto Fernández, e o presidente eleito, Javier Milei, iniciaram as conversações sobre a transição de poder nesta terça-feira, 21 de novembro.

O vencedor das eleições do último domingo e o atual ocupante da Casa Rosada reuniram-se na Quinta de Olivos, a residência oficial do presidente argentino, na presença de poucos assessores.

“O encontro aconteceu em frente residência presidencial de Olivos, com o objeto de dar início ao processo de transição institucional entre as equipes designadas por ambos nas áreas distintas de governo”, afirmou o Gabinete de Fernández em um comunicado oficial.

Os estágios iniciais da transição tiveram início na segunda-feira. R, representantes de ambas as partes mantiveram diálogos intensos e individuais para promover uma transição ministerial ordenada.

Continua após a publicidade:

No dia 10 de dezembro, Fernández realizará a cerimônia de passagem da faixa presidencial para Milei, seu sucessor.

Noite histórica para a Argentina, hoje começa o fim da decadência’, diz Milei

O recém-eleito presidente da Argentina, Javier Milei, afirmou em discurso da vitória realizado na noite do domingo, 19 de novembro, que começará a realizar o processo de reconstrução da Argentina.

“Hoje começa o fim da decadência da Argentina. Hoje viramos a página da nossa história, acabamos com o modelo do Estado provedor, que só beneficia alguns. Termina a visão de que os agressores são as vítimas e as vítimas são os agressores”, afirmou Milei.

O novo mandatário agradeceu ao ex-presidente Mauricio Macri e à candidata de Macri, que ficou em terceiro lugar no primeiro turno, Patricia Bullrich, pelo apoio concedido no segundo turno contra o peronista Sergio Massa.

Milei agradeceu também aos eleitores que realizaram a fiscalização dos votos impressos, em meio aos questionamentos que, até então, ele mesmo fez quanto à possibilidade de fraudes.