Um dia antes do início do Campeonato Pernambucano de 2024, a Federação Pernambucana de Futebol (FPF), anunciou mudanças no formato da classificação para a Série D do ano que vem.

Nesta edição, o número de clubes classificados continua de dois. A principal mudança é na distribuição de vagas, que agora contempla o campeão e o melhor colocado na primeira fase do campeonato.

As únicas excessões são Sport e Náutico, que jogam divisões superiores a Série D. Veja abaixo o trecho do art.11, do documento da Federação, que confirma mudança.

Continua após a publicidade:

A) Uma vaga para o clube Campeão do Campeonato Pernambucano, desde que não esteja participando de uma série superior do Campeonato Brasileiro.

B) Uma vaga para o clube mais bem classificado na primeira fase do Campeonato Pernambucano, exceto os que já estiveram participando de uma série superior do Campeonato Brasileiro. A vaga será repassada ao clube de classificação subsequente, e assim sucessivamente.

Ainda de acordo com a entidade, se o campeão da competição forem Sport ou Náutico, a segunda vaga para a Série D será repassada para a melhor equipe, da segunda fase, que não tenha divisão.

Ordem dos quatro melhores colocados do Pernambucano 2024

1º – Campeão

2º  – Vice-Campeão

Continua após a publicidade:

3º  – Clube derrotado na semifinal com melhor pontuação na primeira fase

4º – Clube derrotado na segunda fase que tem pontuação maior na primeira fase do que o outro clube derrotado nessa fase

Antigo regulamento de classificação para a Série D pela FPF

No antigo regulamento, os dois melhores colocados na primeira fase, que não tinham divisão, ficaram com a vaga. Na ocasião, Retrô (2º colocado) e Petrolina (4º colocado) foram os classificados para o Campeonato Brasileiro deste ano.

O Santa Cruz havia terminado a primeira fase na 5º colocação e acabou ficando de fora da competição nacional nesta temporada.

Tabela do Campeonato Pernambucano 2024