Continua após a publicidade:

O decreto estadual determina que entre os dias 25 e 27 de dezembro e 1º e 3 de janeiro só funcionem as atividades essenciais, fechando comércio, bares e restaurantes, como forma de conter a disseminação da doença durante as festas de fim de ano.

Nesses dias, somente atividades essenciais poderão funcionar. Fica proibido o atendimento presencial em shoppings, lojas, concessionárias, escritórios, bares, restaurantes, academias, salões de beleza e estabelecimentos de eventos culturais. Farmácias, mercados, padarias, postos de combustíveis, lavanderias e serviços de hotelaria estão liberados.

Continua após a publicidade:

Atualmente, somente a região de Presidente Prudente, no interior paulista, está classificada na Fase Vermelha, mais restritiva do planejamento de quarentena do governo estadual. O restante do estado está na fase amarela, que permite o funcionamento do comércio com restrições de público e protocolos de segurança.

No próximo dia 7 de janeiro deve ser anunciada a nova classificação das regiões na quarentena a partir da análise de diversos fatores, como crescimento do número de casos e ocupação dos leitos hospitalares.

O estado de São Paulo já teve mais de 1,4 milhão de casos confirmados do novo coronavírus, com 45,7 mil mortes.

Continua após a publicidade:

Veja Mais

Doria viaja para Miami logo depois de decretar volta da fase vermelha

O governador João Doria (PSDB), e sua esposa, a primeira-dama do Estado, Bia Doria, embarcaram para Miami e ficarão nos Estados Unidos para as festividades de Natal e réveillon até o dia 2 de janeiro. Retornarão ao Brasil na madrugada do dia 3. Os três filhos do casal vão para Trancoso, na Bahia.

Em São Paulo, por determinação de Doria, mediante decreto, bares e restaurantes ficarão fechados no período em razão do retorno à fase vermelha do plano de contingência da covid-19, anunciado na terça-feira, 22 de dezembro. Portanto, as comemorações de fim ano para as famílias serão mais restritas.

Leia também:
>>>Em São Paulo, Doria proíbe Réveillon em bares, hotéis e restaurantes

Continua após a publicidade:

Além disso, durante o mês de janeiro, haverá uma “trava” que impedirá que o Estado avance à fase verde, que é mais branda nas medidas de isolamento.

Nela, shoppings operam em horário mais flexível, parques abrem aos fins de semana e os restaurantes e bares funcionam normalmente. Na segunda-feira 21, o jornalista e colunista de Oeste Augusto Nunes criticou durante o programa Os Pingos nos Is, da Jovem Pan, a forma como os governantes estão lidando com vírus chinês.

Continua após a publicidade:

“O Comportamento dos governantes diante da pandemia do coronavírus escancara a mediocridade dos líderes mundiais”, lamentou.

Entenda

Todas as regiões do estado estão em alerta devido à evolução de casos, internações e mortes em decorrência do novo coronavírus.

Com caráter imediato e temporário, haverá retorno à Fase Vermelha do Plano São Paulo entre os dias 25 e 27 de dezembro e 1º e 3 de janeiro em todo o estado. Nesses dias, somente atividades essenciais poderão funcionar.

Já o atendimento presencial fica proibido em shoppings, lojas, concessionárias, escritórios, bares, restaurantes, academias, salões de beleza e estabelecimentos de eventos culturais. Farmácias, mercados, padarias, postos de combustíveis, lavanderias e serviços de hotelaria estão liberados. coronavírus