Continua após a publicidade:

Foto: Divulgação

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou, por unanimidade um pedido apresentado pela defesa do ex-presidente Lula contra a atuação do ex-juiz e atual ministro da Justiça, Sergio Moro.

Continua após a publicidade:

Os ministros seguiram o voto do relator da Operação Lava Jato no Supremo, Luiz Edson Fachin, que não viu atos do ex-juiz que ferissem a Constituição.

A defesa de Lula queria anular atos de Moro em uma das ações penais contra ele sobre fraudes no Instituto Lula. Nesse processo, Moro atuou apenas no começo, e a Justiça ainda não decidiu se condena ou absolve Lula pelas acusações.

Julgamento presencial

Na próxima terça-feira (27), a Segunda Turma vai analisar outro recurso do ex-presidente. Na oportunidade, os ministros decidirão se suspendem a ação penal que apura suposto repasse de propina na aquisição de um terreno pela Odebrecht.

Continua após a publicidade:

Os advogados de Lula argumentam que houve cerceamento de defesa, inclusive depois da saída do ex-juiz e da atuação de outros magistrados, porque a Justiça impediu o acesso dos advogados ao acordo de leniência da Odebrecht.