Continua após a publicidade:

O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, anunciou, nesta segunda-feira (14), que o Laboratório Municipal Zeferino Veloso é a primeira unidade pública do Estado a realizar análise de exames sorológicos de IgG (infecção passada) para identificação da Covid-19.

Os resultados saem em até 48 horas e os usuários podem recebê-los através do aplicativo De Olho no Exame. Para isso, o município adquiriu recentemente o equipamento de imunologia XPT Centauro, que está entre os mais modernos do mundo.

Continua após a publicidade:

Além disso, a coleta do material sorológico foi ampliada de 30 para 99 pontos, nas Unidades de Saúde da Família (USF), Unidades Básicas de Saúde (UBS) e policlínicas, mediante solicitação médica.

“Nossos esforços são voltados para manter a população segura. Desde o início da pandemia, estamos reforçando a realização de exames, e essa intensificação na rede pública de saúde é extremamente importante para identificar as pessoas doentes. E recomendar a quem apresentar sintomas que iniciem o processo de isolamento social. Só dessa forma poderemos evitar novas contaminações”, comentou Anderson.

Para realizar o exame nas unidades de saúde do município, o usuário precisa agendar o teste pessoalmente. Para exames no Centro de de Referência de Saúde do Trabalhador (Cerest), os contatos são através dos números: (81) 3233-6355 99975-1640 e também pelo email [email protected].

Nas unidades de saúde interligadas ao laboratório, o usuário receberá um login e senha, além de um QR-Code, para ter acesso aos resultados dos exames por meio do aplicativo De Olho no Exame.

Continua após a publicidade:

Da redação do Portal com informações da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes

Reconhecimento

O município do Jaboatão dos Guararapes foi vencedor em duas categorias do Prêmio Boas Práticas em Políticas Familiares Municipais concedido pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. O Programa Integra, pioneiro no País, foi primeiro colocado na área de “Políticas de Proteção Social Destinadas a Famílias Vulneráveis no contexto da Pandemia da Covid-19”. Já o Programa Famílias Fortes também venceu na categoria de “Políticas Públicas Relacionadas ao fortalecimento de Vínculos Familiares Intergeracionais: Promoção da Convivência Interfamiliar e Intergeracional no Âmbito das relações familiares”. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (11) e a cerimônia de entrega dos prêmios será no próximo dia 21, em Brasília.

O prefeito Anderson Ferreira, ao ser informado das premiações, ressaltou o compromisso da gestão municipal em cuidar das famílias.

“Criamos dois programas a fim de minimizar os fatores relacionados à dependência química, com os objetivos de recuperação e prevenção. As drogas afastam as pessoas dos seus familiares e é necessário um trabalho em conjunto entre o poder público e a sociedade para que possam ser reintegradas, inclusive ao mercado de trabalho. Os prêmios concedidos pelo Ministério da Família e dos Direitos Humanos mostram que as iniciativas da nossa gestão estão dando certo”, disse o gestor.

Além da situação de vulnerabilidade, os dependentes químicos se configuram um público mais propenso à incidência do novo coronavírus. Daí a importância da atenção a toda família com informações específicas de prevenção, na distribuição de máscaras, kits de higiene, solicitação de documentos e busca por auxílio emergencial. As equipes da Secretaria  Municipal de Assistência Social e Cidadania e da Secretaria Executiva da Família e Política sobre Drogas também tratam sobre alternativas de convivência, socialização e formação de mão de obra.

Continua após a publicidade:

O Prêmio Boas Práticas em Políticas Familiares Municipais foi criado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos para destacar as experiências exitosas postas em prática em cidades de todo o Brasil. A intenção é incentivar a implementação de políticas públicas que tenham foco na família e o fortalecimento dos vínculos. Também tem o objetivo de impulsionar as iniciativas que venham a fortalecer e consolidar o desenvolvimento social e econômico das pessoas que fazem parte dos núcleos familiares. Outro critério da premiação é que as ações possam ser replicadas pelos demais municípios.

Leia também:
>>>Jaboatão inicia oitava etapa da entrega de kits de alimentos aos estudantes da rede municipal

Continua após a publicidade: