O Governo de Pernambuco, investiu na melhoria das paradas de ônibus de toda a Região Metropolitana do Recife que já começaram a apresentar mudanças.

Através da Secretaria Estadual de Mobilidade e Infraestrutura e do Grande Recife Consórcio, o governo Raquel Lyra firmou uma parceria com o Grupo Kallas, por meio de concessão pública e sem contrapartida do Executivo, para investir R$ 200 milhões nos novos abrigos do transporte público.

Com isso, serão 3.650 equipamentos novinhos, distribuídos em 3.354 pontos de embarque e desembarque, nos 14 municípios da Região Metropolitana. Cerca de 100 já foram instalados pelo Governo do Estado e a empresa concessionária segue com os trabalhos para requalificar e padronizar todos os pontos incluídos no contrato, além de garantir a sua manutenção.

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Obras na PE-15

A requalificação da primeira etapa das obras da PE-015, no trecho que vai da avenida Pan Nordestina, em Olinda, até a divisa dos municípios de Paulista e Abreu e Lima, contemplando uma extensão de 12,7 quilômetros, segue em ritmo avançado e atingiu 55% de sua conclusão, segundo informa a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco.

Atualmente, estão sendo realizados os serviços de terraplenagem, pavimentação e implantação do novo sistema de drenagem. A conclusão desta primeira etapa está prevista para outubro, quando terá início a restauração das duas pistas laterais e, em seguida, a implantação de iluminação em LED, sinalização, urbanização e construção de novas praças.

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Com investimento de R$ 175,5 milhões, a segunda parte da obra está prevista para começar em outubro deste ano, com previsão de término para agosto 2024.

Gestores acompanharam o andamento das intervenções, que iniciaram em setembro de 2022, a partir do primeiro trecho da pista central da rodovia, no corredor exclusivo de ônibus, que vai da estação BRT, no Complexo de Salgadinho, em Olinda, até as proximidades do Hospital Miguel Arraes, em Paulista.

A PE-015 passa por uma requalificação que pode ser considerada uma obra de grande magnitude, por ser o principal acesso à região Norte do Estado, que recebe um fluxo diário de 50 mil veículos e os ônibus do BRT Norte-Sul, sendo um dos principais corredores de transporte público do Grande Recife.