A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira, 4 de julho, a segunda fase da Operação Venire, que apura a existência de associação criminosa responsável por inserir dados falsos de vacinação contra a covid-19.

Um dos investigados na operação, é o ex-presidente, Jair Bolsonaro (PL).

📲 Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular.

Continua após a publicidade:

Em nota, a corporação informou que estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão emitidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), contra agentes públicos vinculados ao município de Duque de Caxias (RJ).

Segundo a PF, eles seriam responsáveis por viabilizar a inserção de dados falsos de vacinação no sistema.

QUEM É O EX-PREFEITO ALVO DA PF EM OPERAÇÃO?

Os dois alvos da busca e apreensão, por parte da PF, são Washington Reis, ex-prefeito de Caxias, e Célia Serrano da Silva, secretária municipal de Saúde de Duque de Caxias.

Washington Reis é uma figura importante na política do estado do Rio de Janeiro, com uma extensa trajetória ocupando diversos cargos públicos ao longo dos anos.

Continua após a publicidade:

Ele começou sua carreira política como vereador de Duque de Caxias, pelo PSB, em 1992. Dois anos depois, foi eleito deputado estadual pelo PSC, cargo que ocupou por dois mandatos consecutivos, em 1998 e 2002. Em 2004, assumiu a prefeitura de Duque de Caxias pelo PMDB, permanecendo até 2008.

Após uma breve passagem como subsecretário estadual de Obras Metropolitanas do Rio de Janeiro em 2009, Washington Reis ganhou para Deputado Estadual, em 2010, sendo reeleito em 2014.

Em 2015, como membro do Conselho de Ética, votou contra a cassação do mandato do deputado Eduardo Cunha.

Em 2017, renunciou ao cargo de deputado federal para reassumir a prefeitura de Duque de Caxias novamente.

Em 2022, deixou o cargo de prefeito para concorrer ao Senado, mas acabou sendo candidato a vice-governador na chapa de Cláudio Castro, cuja candidatura foi indeferida pelo TRE-RJ devido a uma condenação por crime ambiental.

Continua após a publicidade:

Após a reeleição de Cláudio Castro como governador do Rio de Janeiro, Washington Reis foi nomeado secretário estadual de Transporte e Mobilidade Urbana em 2 de janeiro de 2023, onde está até hoje.