O prefeito de São Leopoldo (RS), Ary Vanazzi (PT), publicou nas redes sociais o registro do momento em que um dique de proteção contra cheias extravasa em uma casa de bombas da cidade, na Grande Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

A área está localizada no Vale do Rio dos Sinos, uma região que enfrentou cheias após os temporais desta semana.

Além disso, na capital gaúcha, o Rio Guaíba atingiu um nível de alta recorde, o que resultou no alagamento de ruas no centro da cidade.

Continua após a publicidade:

De acordo com Vanazzi, que descreveu a situação como “crítica”, as autoridades locais já recomendaram a evacuação da área onde está localizado o dique de proteção.

Posteriormente, com o centro de eventos atingindo sua capacidade máxima, os desabrigados e desalojados estão sendo encaminhados para o ginásio da Unisinos.

SITUAÇÃO DO RIO GRANDE DO SUL

O Rio Grande do Sul enfrenta atualmente seu pior desastre climático, com 56 mortos e 67 desaparecidos. Em todo o Estado, há regiões isoladas devido às enchentes.

Todas as pontes sobre o Rio dos Sinos tinham água nas cabeceiras e o acesso a São Leopoldo, por exemplo, está bloqueado.

Na sexta-feira, 3, o medo de desabastecimento já havia provocado uma corrida aos supermercados de São Leopoldo e itens começaram a faltar nas prateleiras.

Continua após a publicidade:

Também nas redes sociais, Vanazzi pediu ajuda com helicópteros que possam ajudar no resgate de moradores na beira do rio, que continua em elevação.

Também nas redes sociais, outro prefeito, o de Roca Sales, pediu socorro mais cedo para ajudar no resgate de soterrados.

Segundo o prefeito, a cidade da região do Rio Taquari está sem internet e ele precisou se deslocar até Encantado para fazer a gravação.

Roca Sales foi um dos municípios mais devastados pela passagem de um ciclone extratropical acompanhado de chuvas em setembro de 2023.

Continua após a publicidade:

Estadão Conteúdo.