Continua após a publicidade:

Segundo uma pesquisa do Datafolha, 52% dos brasileiros acreditam que mulheres que realizam abortos voluntariamente devem ser processadas e presas.

Esse número é seis pontos percentuais menor que o resultado de 2018, quando 58% eram a favor da punição. Em 2013 e 2016, esse índice foi de 64%, e em 2007, de 43%.

Continua após a publicidade:

Por outro lado, o apoio à descriminalização do aborto aumentou, com 42% dos entrevistados a favor, contra 33% em 2018.

A pesquisa foi feita com 2.002 pessoas de 147 cidades brasileiras nos dias 19 e 20 de março, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Dentre as mulheres, 50% defendem a prisão para quem realiza o procedimento, enquanto entre os homens, o número é de 54%.

Continua após a publicidade:

Já 44% das mulheres e 41% dos homens acreditam que não deveria haver encarceramento por aborto, com a diferença entre os gêneros dentro da margem de erro.

Atualmente, o Brasil só permite o aborto em casos de estupro, risco de vida para a gestante e anencefalia fetal, conforme jurisprudência do STF. Outras circunstâncias são ilegais, com pena de até quatro anos de prisão.

Uma reportagem da “Folha de S.Paulo” revelou que, mesmo nos casos permitidos por lei, mulheres enfrentam obstáculos para acessar o aborto legal, pois menos de 2% dos municípios possuem hospitais de referência para o procedimento.