A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, foi a autoridade que representou o governo federal na inauguração do novo Departamento de Cirurgia Refrativa da Fundação Altino Ventura (FAV), nesta sexta-feira, 29 de setembro, no bairro da Iputinga.

“A FAV é uma fundação que tem uma forte tradição no ensino, na pesquisa, e isso faz uma grande diferença e a sua gênese há 36 anos é exatamente para poder dialogar com o SUS, que presta serviço à população que não tem como pagar uma intervenção tão complexa e sofisticada, revelando que a força da ciência e da tecnologia e do compromisso com o povo é uma marca da Fundação Altino Ventura e por isso que o Ministério da Ciência e Tecnologia tem tanta disposição de dialogar”, disse a ministra.

“Desde os tempos de deputada federal, como vice-governadora e [agora] como ministra venho me somar a esse centro de excelência à população mais carente do nosso estado”, concluiu.

Assista:

https://www.instagram.com/reel/CxyrRvUM9GL/?utm_source=ig_web_copy_link&igshid=MzRlODBiNWFlZA==

Continua após a publicidade:

Leia também:
>>> VÍDEO: RAQUEL LYRA diz que houve pouca evolução na SAÚDE após EDUARDO CAMPOS, em inauguração na Fundação Altino Ventura

O novo centro que tem investimento federal, deve realizar 200 cirurgias mensalmente, conforme revelou ao Portal de Prefeitura o Dr. Emerson Morishita, Coordenador do Departamento.

Ao lado da ministra estava a governadora Raquel Lyra, além do presidente da Fundação Altino Ventura, Dr. Marcelo Ventura e a vice-governadora, Priscila Krause. Como representante do Recife estava a secretária de saúde, Luciana Albuquerque.

Novo departamento

O serviço de Cirurgia Refrativa é pioneiro na atenção à saúde ocular da população de baixa renda Brasileira.

Continua após a publicidade:

Os pacientes que serão beneficiados, serão aqueles que necessitam de reabilitação funcional, inscritos na Fundação Altino Ventura – FAV, regulados pelas secretarias estadual e municipais pernambucanas. Em especial, àqueles inscritos nos programas assistenciais do Governo Federal, tal como o bolsa família.

“Esse Departamento, visa a Reabilitação Visual Funcional, não estética, como a maioria pensa ser a Cirurgia Refrativa. É uma Reabilitação visual funcional, ou seja, pacientes apresentam necessidades que se quer um óculos consegue corrigir”, destacou o Dr. Marcelo Ventura.

Fundação Altino Ventura

Desde 1986, a Fundação Altino Ventura (FAV) vem desenvolvendo uma importante prestação de serviço à saúde da população brasileira, em especial aos que mais precisam. A instituição já́ realizou mais de 18,5 milhões de procedimentos médicos e terapêuticos, em mais de 1,8 milhão de pacientes.

​Habilitado pelo Ministério da Saúde como CER IV, o Centro Especializado em Reabilitação “Menina dos Olhos”, da FAV, atende pacientes com deficiências visual, auditiva, física e intelectual. Oferece assistência médica e terapêutica multiprofissional, reabilitando mais de 7,9 mil usuários por ano.

Continua após a publicidade: