Continua após a publicidade:

A Prefeitura do Recife iniciou, nesta segunda-feira (1º), a vacinação contra a covid-19 para os cerca de 6.500 profissionais da Atenção Básica à Saúde.

Durante o dia, 284 trabalhadores de diversas categorias receberam a primeira dose da vacina, além de mais 77 idosos acamados com mais de 85 anos de idade. Com isso, até o início desta noite, o município já soma 25.706 pessoas dos grupos prioritários imunizadas contra o novo coronavírus.

Continua após a publicidade:

Fazem parte deste novo grupo de profissionais, os agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, além dos profissionais que trabalham em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade – como os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e polos da Academia da Cidade, por exemplo. Foi o caso de Deyvson Silva, que trabalha como agente redutor de danos, no Caps Álcool e Outras Drogas Eulâmpio Cordeiro, há nove anos.

“Somos uma parte dos profissionais que não está na linha de frente direta, mas atendemos a população, temos contato com as pessoas. E o nosso serviço, que é considerado essencial, não parou em nenhum momento durante a pandemia”, defendeu.

A vacinação desses profissionais, e também dos idosos acima de 85 anos, está sendo realizada das 7h30 às 18h30, de domingo a domingo, nos nove centros de vacinação. São eles: Compaz Dom Helder Câmara, Coque; Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo; Escola Nilo Pereira, em Casa Amarela; Compaz Miguel Arraes, na Caxangá; Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro; Escola Miguel Arraes de Alencar, na Estância; Ginásio Geraldão, na Imbiribeira; Escola Nadir Colaço, na Macaxeira; e UPA-E Fernando Figueira, no Ibura. A população ainda pode ter acesso à vacinação em um dos três pontos do drive-thru instalados no Parque da Macaxeira, Geraldão e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Já a imunização dos trabalhadores de saúde da linha de frente e profissionais das instituições de longa permanência para idosos e das residências inclusivas continua sendo realizada pelas equipes volantes da Secretaria de Saúde do Recife.

Continua após a publicidade:

Mais de 100 profissionais, entre eles enfermeiros e técnicos de enfermagem, estão envolvidos no esquema de aplicação das vacinas. A capital pernambucana já vacinou 100% das pessoas acima de 60 anos que vivem nos abrigos regulamentados pelo SUS e as pessoas maiores de 18 anos com deficiência severa que estão institucionalizadas.

Ver mais: 

>> Recife oferece 960 vagas de exames em mamógrafo móvel; veja os bairros que vão receber o serviço

>> Vereador do Recife deseja que informações de campanhas da vacinação no Município cheguem aos pais de alunos da Rede Pública

Continua após a publicidade:

>> João Campos destaca parceria com investidores privados durante visita ao Moinho Recife

O Plano Recife Vacina, que consiste na imunização da população contra o novo coronavírus, foi lançado pelo prefeito João Campos no dia 18 de janeiro.

Continua após a publicidade:

Atualmente, a cidade está operacionalizando o segundo módulo, que permite o funcionamento de 65 salas de vacina, distribuídas em nove centros de vacinação, além de três pontos de drive-thru.

O Recife recebeu, até o momento, 94.060 doses de vacina, enviadas pelo Ministério da Saúde. Dessas, 77.540 são da CoronaVac e outras 16.520 da Oxford/AstraZeneca.

Agendamento

A Prefeitura do Recife disponibiliza um canal digital para que os cidadãos possam agendar o dia, horário e local onde receberão o imunizante. O recifense que fizer parte de algum dos grupos prioritários deverá realizar o agendamento online pelo endereço minhavacina.recife.pe.gov.br ou a partir do Conecta Recife (cujo app está disponível nas lojas PlayStore, para Android; e AppStore, para dispositivos iOS).

Vacinômetro 

A população pode acompanhar diretamente a operacionalização do plano Recife Vacina graças ao ‘vacinômetro’, ferramenta que está disponível para a população através do App Gratuito Conecta Recife, disponível nas lojas PlayStore e AppStore, para dispositivos, além do Web App https://conectarecife.recife.pe.gov.br/vacinometro/. A iniciativa faz parte da transformação digital realizada pela Prefeitura do Recife.

Com a covid-19, o Conecta Recife passou a ser uma importante ferramenta de base de dados, serviços e informações que podem ser acessados de maneira fácil e didática. No vacinômetro, os cidadãos poderão conferir dados como número total de doses recebidas, relatório diário e total de pessoas imunizadas, bem como doses aplicadas por Distrito Sanitário, além de vacinas aplicadas por grupos prioritários.

O número de pessoas já vacinadas também pode ser acompanhado em detalhes dentro das plataformas (site e aplicativo). Dentro da plataforma estão todas as informações sobre o Plano de Vacinação do Recife (pronta para download, considerando as etapas, grupos entre outros detalhes.

Fiscalização

A Prefeitura do Recife criou um canal voltado para denúncias de pessoas que tentarem burlar a fila de vacinação contra a covid-19. A ferramenta “Respeite a Fila” tem o objetivo de estimular o controle social e impedir que a população que não se enquadra nos grupos definidos em cada fase do Plano Recife Vacina receba as doses.

A Prefeitura do Recife vai articular parceria com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para que as denúncias feitas pelo canal sejam apuradas e que sejam aplicadas as medidas cabíveis. O canal de denúncias irá funcionar no aplicativo Conecta Recife e já está disponível no webapp https://conectarecife.recife.pe.gov.br.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura do Recife