Continua após a publicidade:

O Diretório Nacional do PSB decidiu na sexta-feira (11) que irá recomendar à bancada federal do partido que não apoie a candidatura de Arthur Lira (PP) ou qualquer outro nome apoiado por Jair Bolsonaro ao comando da Câmara.

A decisão do PSB é em sentido contrário ao que a maioria dos deputados da legenda manifestou em reunião da bancada na quinta (10). No encontro, Lira foi apontado como favorito da maioria da bancada.

Continua após a publicidade:

A defesa de Lira foi puxada pelos prefeitos eleitos do Recife e da Maceió, João Campos e JHC, que falaram sobre a ajuda de Lira nas campanhas nas duas capitais.

Ver mais: 

>> Confira os partidos que ainda não se decidiram sobre eleições na Câmara

Continua após a publicidade:

>> Por 6×5, STF proíbe reeleição de Maia e Alcolumbre na Câmara e Senado

Eleições na Câmara 

A eleição que vai revelar o sucessor de Rodrigo Maia na presidência da Câmara dos Deputados começou a pegar fogo nos bastidores.

Arthur Lira, candidato de Jair Bolsonaro, largou com o apoio de 8 partidos, somando, em tese, 160 deputados: PL (41), PP (40), PSD (33), Solidariedade (13), Pros (10), PSC (9), Avante (8) e Patriota (6).

Continua após a publicidade:

Rodrigo Maia, que ainda não escolheu seu candidato, formalizou um bloco com 6 partidos, somando, em tese, 159 deputados: PSL (53), MDB (35), PSDB (31), DEM (28), Cidadania (8) e PV (4).

O voto é secreto, há sempre “traições”, mas o apoio público de uma bancada é tradicionalmente uma importante sinalização.

Continua após a publicidade:

Sem reeleição de Maia

O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu neste domingo, dia 06 de dezembro, vetar a possibilidade de reeleição dos atuais presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), para os respectivos cargos. A decisão foi feita em plenário virtual. Entenda os votos:

  • Reeleição de Rodrigo Maia – 4 votos a favor e 7 contra;
  • Reeleição de Davi Alcolumbre – 5 votos a favor e 6 contra.