Pesquisa Datafolha contratada e divulgada na quinta-feira, 23 de junho, pelo jornal Folha de S.Paulo aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na liderança da corrida eleitoral de 2022 para Presidência da República e venceria no primeiro turno, pois têm 53% dos votos válidos, mais do que a soma de todos os outros concorrentes. Jair Bolsonaro (PL) fica com 32% dos votos válidos.

A pesquisa aponta que Lula tem 47% das intenções de voto, Bolsonaro, 28% e Ciro Gomes, 8%. Em relação à pesquisa anterior, Lula oscilou para baixo dentro da margem de erro. O presidente Jair Bolsonaro e Ciro Gomes (PDT) oscilaram positivamente dentro margem de erro em relação à pesquisa anterior, de 26 de maio deste ano, e têm 28% e 8%, respectivamente. Outros dez candidatos estão empatados tecnicamente.

Na pesquisa de maio, Lula tinha 48%; Bolsonaro, 27%; Ciro, 7%. Os demais, somados, chegavam a 6%. O levantamento de hoje foi realizado nos dias 22 e 23 de junho, portanto, no mesmo dia da prisão do ex-ministro da Educação Milton Ribeiro. O instituto não informa, porém, se o fato teve influência nas respostas dos entrevistados. É o primeiro levantamento com entrevistas feitas após a ação da PF batizada de Acesso Pago.

Continua após a publicidade:

O levantamento Datafolha, contratado pela empresa Folha Da Manhã S.A., ouviu 2.556 pessoas, com 16 anos ou mais, entre os dias 22 e 23 de junho. As entrevistas foram feitas por abordagem pessoal, em pontos de fluxo populacional, em 181 cidades brasileiras de 25 estados e no Distrito Federal.

O índice de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo BR-09088/2022 e teve custo de R$ 473.780,00.

Leia mais:
>>> Bolsonaro lidera entre evangélicos na disputa pela Presidência, aponta nova pesquisa Datafolha; confira números 

Confira o cenário principal:

Lula (PT) – 47%

Continua após a publicidade:

Bolsonaro (PL) – 28%

Ciro Gomes (PDT) – 8%

André Janones (Avante) – 2%

Simone Tebet (MDB) – 1%

Pablo Marçal (Pros) – 1%

Continua após a publicidade:

Vera Lúcia (PSTU) – 1%

Brancos e nulos – 7%

Não sabem – 4%

Confira o cenário considerando apenas votos válidos:

Levando em conta os votos válidos, Lula oscilou para baixo. Tinha 54% em maio. Já Bolsonaro oscilou para cima (tinha 30%). Lula (PT) – 53,4% Bolsonaro (PL) – 31,82% Ciro Gomes (PDT) – 9,09% André Janones (Avante) – 2,27% Simone Tebet (MDB) – 1,14% Pablo Marçal (Pros) – 1,14% Vera Lúcia (PSTU) – 1,14%

Pesquisa espontânea

Na pesquisa espontânea, quando o entrevistado não recebe o nome dos candidatos previamente, Lula tem uma vantagem de 12 pontos percentuais em relação a Bolsonaro, com 37% e 25% respectivamente. O petista oscilou um ponto para baixo na margem de erro, enquanto o atual presidente ganhou 3 pontos. Os demais mantiveram o resultado anterior. Sendo assim, a diferença do ex-presidente para o atual caiu 4 pontos percentuais.

Da redação do Portal com informações do UOL