De acordo com a pesquisa PoderData realizada de 16 a 18 de janeiro de 2022, o presidente Jair Bolsonaro (PL) perderia ¼ dos votos que o elegeram no 2º turno de 2018 para os adversários do PT, o ex-presidente Lula e Sergio Moro, do Podemos, se as eleições fossem agora.

Para chegar a esta informação, o PoderData questionou aos entrevistados sobre quem escolheram no 2º turno disputado por Bolsonaro com o petista Fernando Haddad e cruzou as respostas com as intenções de voto para o 1º turno de 2022.

Veja também:
>>>PoderData: Pesquisa mostra Lula com 42% das intenções de voto contra 28% de Bolsonaro no 1° turno; confira levantamento completo 

Continua após a publicidade:

O levantamento descobriu que o presidente retém 58% dos votos que o elegeram. São 35% os que atualmente preferem outro candidato –Lula e Moro são os que herdam as maiores fatias, com 12% cada 1. Há também 7% de bolsonaristas de 2018 que hoje preferem votar em branco, nulo ou que dizem estar em dúvida.

A pesquisa PoderData, divisão de estudos estatísticos do Poder360, foi realizada em parceria editorial com o Grupo Bandeirantes no período de 16 a 18 de janeiro de 2022. Foram 3.000 entrevistas em 511 municípios das 27 unidades da Federação.

Para chegar a 3.000 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população.

A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto. O PoderData também cruzou os dados sobre voto em 2018 com a avaliação do trabalho de Bolsonaro. Saiba mais aqui.

Da redação do Portal de Prefeitura com informações do Poder360. 

Continua após a publicidade: