O ex-presidente Jair Bolsonaro deveria ser condenado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pelas falas proferidas sobre fraude nas urnas eletrônicas. Pelo menos, essa é a opinião de 47% dos entrevistados por pesquisa da Quaest para a Genial Investimentos e divulgada na manhã desta quinta-feira, 22 de junho.

O levantamento apurou que outros 43% são contra a condenação e 10% não souberam ou não quiseram responder.

A esmagadora maioria dos eleitores de Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições passadas – 80% – defende a condenação (apenas 12% são contrários) – enquanto entre aqueles que votaram pela reeleição de Bolsonaro, a grande maioria, 82%, é contra uma decisão do TSE que condene o ex-presidente (apenas 13% são a favor da condenação).

Continua após a publicidade:

O levantamento também fez uma pergunta sobre qual seria o candidato que Bolsonaro deveria apoiar caso se torne inelegível por oito anos no julgamento que teve início nesta quinta (22).

Leia mais:
>>> BOLSONARO se reúne com VALDEMAR da Costa Neto antes de JULGAMENTO do TSE; “Mais uma reunião semanal de alinhamento”

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, aparece em primeiro lugar, com 21% das respostas, seguido pela mulher de Bolsonaro, Michelle, com 15%, e pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema.

O filho de Bolsonaro, o senador Flávio, também aparece na lista, com 4% das respostas. Vinte e sete por cento responderam em nenhum deles e 33% não souberam ou não quiseram responder.

Para 33% dos entrevistados, o apoio de Bolsonaro a um candidato a presidente aumenta as chances de eles votarem nesse cidadão, enquanto, por outro lado, 41% avaliam que diminui a chance.

Continua após a publicidade:

A pesquisa Genial/Quaest foi feita de 15 a 18 de junho, com 2.29 entrevistados de mais de 16 anos, com entrevistas face a face. Tem índice de confiança de 95% e margem de erro de 2,2 pontos percentuais.

Da redação do Portal com informações do Valor Investe