Foi divulgada nesta segunda-feira, 18 de setembro, a pesquisa Simplex/CBN com os nomes que vão disputar à Prefeitura de Olinda nas eleições municipais de 2024.

No levantamento, a deputada federal Marília Arraes e a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, aparecem nas duas primeiras colocações respectivamente.

No cenário estimulado, onde alguns nomes que estão confirmados e cotados para disputar à Prefeitura são revelados para o entrevistado, a ex-deputada Marília Arraes aparece em 1º lugar com 12,6% das itenções de votos.

Continua após a publicidade:

Leia também:
>>> ELEIÇÕES 2024: disputa pela PREFEITURA DE OLINDA mostra cenário em aberto entre possíveis nomes, revela pesquisa; VEJA OS NÚMEROS

Seguida por Luciana Santos com 9,5% das intenções de votos, e Antônio Campos, ex-candidato à Prefeitura de Olinda que perdeu o 2º turno para Lupércio, com 7,1% das intenções de votos.

Confira números do cenário estimulado 1 para as eleições de 2024

· Marília Arraes 12,6%
· Luciana Santos 9,5%
· Antônio Campos 7,1%
· Izabel Urquiza 5,1%
· Mirella Almeida 3,6%
· Márcio Botelho 3,5%
· Vinicius Castello 2,8%
· Celso Muniz 0,2%
· Branco e Nulo 21,5%
· Indecisos 34,1%

Ao serem questionados em quem não votariam, 38% dos entrevistados responderam que não votariam em Marília Arraes. Luciana Santos também teve 38% de rejeição. Antônio Campos ficou 33,5% de rejeição.

Continua após a publicidade:

Marília x Luciana

A pesquisa demonstra que a popularidade de Marília continua em alta, considerando seu cacife político, conquistado em sua trajetória e demonstrado nas últimas eleições à capital pernambucana e ao governo do estado, em que seguiu para o segundo turno com margens apertadas contra João Campos e Raquel Lyra, respectivamente.

Por outro lado, também fica clara nessas preliminares a força da ex-prefeita e atual ministra de Lula, que, em entrevista ao Portal de Prefeitura disse que sua participação no próximo pleito na Marim dos Caetés estava em debate.

“Ainda estamos debatendo isso. No tempo certo a gente vai definir”, afirmou de maneira objetiva.

Ambas, fortes figuras da cena política pernambucana, estão à esquerda e contaram com o apoio do presidente Lula em suas jornadas políticas.

Porém neste momento, considerando o cenário, o apoio mais provável do chefe do executivo seria para sua ministra da Ciência e Tecnologia, visto que Marília segue numa relação mais distante, principalmente pela sua mudança para o Solidariedade.

Continua após a publicidade:

Rejeição

Candidatos que os eleitores jamais votariam

· Marília Arraes 38%
· Luciana Santos 38%
· Antônio Campos 33,5%
· Izabel Urquiza 34,1%
· Mirella Almeida 35,8%
· Márcio Botelho 36,5%
· Vinicius Castello 35,3%
· Celso Muniz 33,6%
· Branco e Nulo 21,5%
· Indecisos 34,1%

O levantamento foi divulgado com exclusividade pelo Blog do Elielson e ouviu 400 pessoas entre os dias 12 e 13 de setembro. A margem de erro do questionário é de 4,84% e tem 95% de confiança.