O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entregou nesta quarta-feira, 12 de julho, a medalha da Ordem Nacional do Mérito Científico a pesquisadores que tiveram a condecoração retirada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em 2021.

Em nota, o Palácio do Planalto informou que Lula, “em gesto de reparação histórica”, entregou a honraria ao infectologista Marcus Vinícius Guimarães de Lacerda e à médica sanitarista Adele Benzaken. Os dois foram responsáveis por estudos que desagradaram a gestão Bolsonaro.

Lacerda foi responsável por um dos primeiros estudos que apontaram a ineficácia da cloroquina no tratamento da Covid-19. O uso do medicamento ineficaz contra a doença era defendido por Bolsonaro.

Continua após a publicidade:

Benzaken, por sua vez, foi demitida do cargo de diretora do Departamento HIV/Aids no Ministério da Saúde, no começo do governo Bolsonaro. Ela tinha acabado de publicar uma cartilha sobre a prevenção de doenças para homens trans.

Em apoio a Lacerda e Benzaken, 21 cientistas renunciaram à Ordem Nacional do Mérito Científica, oferecida por Bolsonaro. O grupo também receberá a medalha do governo Lula.

Leia também:
>>>Vídeo: Lula relaciona Bolsonaro a má fase do Corinthians: ‘não anda bem das pernas’; assista

“Enquanto cientistas, não compactuamos com a forma pela qual o negacionismo em geral, as perseguições a colegas cientistas e os recentes cortes nos orçamentos federais para a ciência e tecnologia têm sido utilizados como ferramentas para fazer retroceder os importantes progressos alcançados pela comunidade cientifica brasileira nas últimas décadas”, disseram na ocasião.

A ordem foi criada em 1993 para “condecorar personalidades nacionais e estrangeiras que se distinguiram por suas relevantes contribuições prestadas à Ciência, à Tecnologia e à Inovação”.

Conselho de Ciência e Tecnologia
A entrega da ordem ocorrerá em cerimônia no Palácio do Planalto, às 10h30. A solenidade também marcará a retomada do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT).

Continua após a publicidade:

Segundo o Planalto, o CCT é um órgão de assessoramento do presidente da República, considerado o principal fórum de debate com a comunidade científica, a sociedade e o setor produtivo sobre a Política Nacional de Ciência e Tecnologia. A última reunião do conselho ocorreu em 1º de agosto de 2018.

Na mesma solenidade, conforme o governo, Lula assinará decreto que convoca a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, prevista para o primeiro semestre de 2024.

Da redação do Portal de Prefeitura com informações do G1