A versão digital da Carteira de Identidade Nacional (CIN) será um dos documentos de identificação aceitos no dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024.

A novidade foi divulgada na segunda-feira, 13 de maio pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Além da nova carteira, também serão aceitos os seguintes documentos digitais, desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais: e-Título, CNH ou antigo RG.

Continua após a publicidade:

📲 Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

A nova carteira de identidade aumenta a segurança da identificação dos brasileiros e contribui para a diminuição das fraudes, o que reflete também na segurança do exame.

De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação (MGI), até o momento, já foram emitidas mais de 7 milhões de unidades da CIN em 23 estados e no Distrito Federal.

Para inserir a CIN Digital na sua carteira de documentos no aplicativo GOV.BR, o processo é similar ao que já ocorre com a CNH.

Após o login, vai aparecer o ícone Carteira de documentos na tela inicial, bastando clicar no botão’+, escolher Carteira de Identidade e ir em Adicionar Documento para ter a sua CIN Digital adicionada. Mais informações sobre a CIN estão disponíveis no gov.br/identidade.

Continua após a publicidade:

Os documentos digitais do e-Título, CNH ou o antigo RG continuarão sendo aceitos, desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais, não sendo aceitas capturas de tela.

Com a possibilidade de apresentação dos documentos digitais para comprovação da identificação, o Boletim de Ocorrência (B.O.) em caso de perda de documentos físicos não será mais aceito.

O período de inscrições para o Enem 2024 será de 27 de maio a 7 de junho. A taxa de inscrição continua no valor de R$ 85 e pode ser paga por boleto, emitido na Página do Participante; Pix; cartão de crédito ou débito. As provas serão aplicadas em 3 e 10 de novembro.

Agência Gov