O mangue localizado no entorno do Palácio do Campo das Princesas recebeu um mutirão de limpeza durante as atividades da Semana de Meio Ambiente de Pernambuco 2024.

Durante a ação, foram recolhidos 115 quilos de resíduos, descartados de maneira irregular, acumulando em diversos pontos da cidade, especialmente nos cursos d’água.

Entre o material coletado estavam baldes, garrafas, peças de roupa, embalagens, brinquedos, frascos de vidro e resíduos hospitalares.

Continua após a publicidade:

📲 Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

O mutirão foi realizado pela Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha de Pernambuco (Semas-PE) em parceria com o Programa de Sensibilização Ambiental (Prosa) de Educação Ambiental, da Universidade de Pernambuco (UPE) e a Secretaria de Educação de Camaragibe. A ação contou com a presença da vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause.

O material foi recolhido por servidores públicos e alunos de extensão que integram o Prosa. Estudantes da Escola Municipal Nova Santana participaram da atividade como espectadores e aprenderam que o lixo pode e deve ser reaproveitado na cadeia econômica e, quando não for possível, ser descartado no local correto.

A gerente geral de Áreas Costeiras e Oceânicas da Semas-PE, Danise Alves, afirmou que a limpeza possui uma grande relevância para a preservação do manguezal, um dos diversos ecossistemas presentes no estado.

Continua após a publicidade:

Já a gerente técnica de Educação Ambiental da Semas-PE, Lays Lima, disse que a grande quantidade de resíduos descartados nos mares e rios, devido às correntes desses corpos hídricos, acabam chegando ao mangue, impossibilitando o ecossistema de conseguir cumprir suas funções, o que prejudica toda a fauna e flora integradas.