Um novo levantamento de intenção de voto espontâneo e estimulado, divulgado nesta quarta-feira, 6 de julho, pela OPUS aponta em quem os eleitores pretendem escolher para ocupar a cadeira no Senado representando Pernambuco.

Na pesquisa estimulada são apresentados os nomes dos cantidatos atuais que concorrem à eleição, o que limita as opções do eleitor. Esses dados podem ser mais fáceis de apurar, além uma menor probabilidade de entrevistados não responderem, já tendo escutado os nomes. Na espontânea não são apresentados para os eleitores nomes dos candidatos ao entrevistado. O cidadão fala àquele que tem na cabeça ao ser perguntado.

No primeiro cenário do Senado de Pernambuco de voto estimulado, Mendonça Filho aparece no topo, com 21% de intenção de voto, seguido com 20% de Armando Monteiro.

Continua após a publicidade:

1.Mendonça Filho (UB): 21%
2. Armando Monteiro (PSDB): 20%
3. André de Paula (PSD): 8%
4. Teresa Leitão (PT): 5%
5. Gilson Machado (PL): 4%

Em um segundo cenário, os votos para Mendonça Filho aumentam para 29%, e André de Paula fica com 11% dos votos.

1.Mendonça Filho (UB):29%
2.André de Paula (PSD):11%
3.Gilson Machado (PL):7%
4.Teresa Leitão (PT):6%
5.Eugênia Lima (PSOL):1%

A pesquisa também aponta que, nos votos espontâneos da corrida eleitoral para ser o/a Senador/a de Pernambuco, Gilson Machado, do PL, aparece na primeira colocação da lista do levantamento. Oc andidato Gilson é apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL). Conheça a lista:

1.Gilson Machado (PL): 2%
2.André de Paula (PSD): 1%
3.Teresa leitão (PT): 1%
4.Armando Monteiro (PSDB): 1%
5.Humberto Costa (PT): 1%
5.Jarbas (MDB): 0%
6.Mendonça Filho (UB): 0%
7.Clarissa Tércio (PP): 0%
8.Daniel Coelho (Cidadania): 0%

Continua após a publicidade:

Leia também:
>>>Pesquisa Quaest mostra Lula na frente com 45% e Presidente Bolsonaro tem 31% no primeiro turno; veja levantamento completo

Pesquisa: confira intenções de voto para o Governo de Pernambuco nas eleições 2022

O Instituto Opus divulgou nesta quarta-feira, 6 de julho, o resultado da sua primeira pesquisa eleitoral para o Governo de Pernambuco. Os números do levantamento estimulado, quando os nomes dos pré-candidatos são apresentados aos entrevistados, apontam que Marília Arraes (SD) segue liderando a corrida eleitoral, seguida por Raquel Lyra (PSDB).

A maior diferença com relação às pesquisas anteriores, divulgadas pelo Ipespe e pelo Real Time Big Data, é a intenção de voto de Danilo Cabral (PSB). O précandidato governista, que tinha atingido dois dígitos, volta à casa dos 5%, segundo o levantamento da Opus.

Confira a intenção de voto para o Governo de Pernambuco:

Marília Arraes (SD): 27%
Raquel Lyra (PSDB): 14%
Miguel Coelho (UB): 11%
Anderson Ferreira (PL): 10%
Danilo Cabral (PSB): 5%
João Arnaldo (PSOL): 1%
Jones Manoel (PCB): 0%

Continua após a publicidade:

Brancos e nulos: 16%
Não sabe ou não respondeu: 17%

A pesquisa eleitoral da Opus foi realizada entre os dias 28 de junho e 5 de julho 2022, com 1.000 entrevistas presenciais, face-a-face, em 60 municípios de todas as regiões do Estado.

A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O intervalo de confiança é 95%. O levantamento realizou mil entrevistas e foi registrado sob o nº PE-00878/2022, no Tribunal Superior Eleitoral.