De acordo com a pesquisa Exame/Ideia, divulgada nesta semana, aponta quem os pernambucanos percebem como principal responsável pela crise. Para tratar do assunto, a pesquisa Exame/Ideia fez a seguinte pergunta aos entrevistados: “Em relação às chuvas em Pernambuco, que resultaram em inúmeras mortes, na sua opinião, de quem é a principal responsabilidade?”.

O levantamento mostra que 34% dos pernambucanos culpam os prefeitos dos municípios por tragédia que provocou 129 mortes com as chuvas.

Veja também:
>>>Pré-candidatas ao governo de Pernambuco lideram último levantamento de intenção de votos no estado divulgado nesta quinta-feira (9)

Continua após a publicidade:

A tragédia das chuvas em Pernambuco deixou 129 mortos e mais de 128 mil desalojados ou desabrigados, além de danos à infraestrutura do estado.

Veja os números da pesquisa

-Prefeitos dos municípios atingidos: 34%
-Governo estadual: 21%
-Governo federal: 14%
-Da população que mora em áreas de risco: 8%
-De ninguém, pois foi uma catástrofe da natureza: 4%
-Não sabem: 19%

O levantamento indica que a maioria dos pernambucanos aponta as prefeituras e o Governo de Pernambuco, comandado por Paulo Câmara (PSB), como principais responsáveis, na frente do Governo Bolsonaro. Apenas uma parcela mínima considera que ninguém é responsável, por se tratar de uma catástrofe natural.

O levantamento foi realizado com mil eleitores do estado de Pernambuco, por telefone, entre os dias 3 e 8 de junho e registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob número PE-03117/2022.

Continua após a publicidade:

Corrida pelo governo do estado 

A disputa pelo governo de Pernambuco traz, pela primeira vez, duas  pré-candidatas mulheres liderando as intenções de voto em um primeiro turno. Segundo a pesquisa eleitoral EXAME/IDEIA divulgada nesta quinta-feira, 9 de junho, Marília Arraes (Solidariedade) tem 24%, e Raquel Lyra (PSDB) aparece com 18%, em uma pesquisa estimulada, com os nomes apresentados previamente.

Considerando a margem de erro, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos, as duas pré-candidatas estão empatadas no limite.

Logo depois de Marília e Raquel estão dois ex-prefeitos de cidades do interior pernambucano. Miguel Coelho (União Brasil), ex-prefeito de Petrolina, e Anderson Ferreira (PL), ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes, estão com 12% cada. Eles estão tecnicamente empatados com Raquel Lyra, dentro da margem de erro.

Da redação do Portal de Prefeitura com informações do Blog do Jamildo e Exame.com. 

Continua após a publicidade: