Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, não cumprimentou Javier Milei pela vitória na corrida presidencial da Argentina.

Biden preferiu deixar a tarefa para o assessor de segurança nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, e para o secretário de Estado, Antony Blinken.

O presidente brasileiro Lula (PT) ofereceu congratulaões ao novo governo e ao país pelas eleições, mas não citou diretamente o presidente eleito, Milei.

Continua após a publicidade:

A avaliação é que houve um reconhecimento do resultado eleitoral argentino pelo Departamento de Estado, mas Biden evitou falar diretamente com alguém que apoia seu adversário nas eleições, Donald Trump.

Sullivan cumprimentou Milei e a Argentina por eleições livres justas. Blinken foi na mesma linha e disse que aguardava pela continuidade da cooperação bilateral.

JAVIER MILEI é eleito PRESIDENTE com vantagem HISTÓRICA

O libertário Javier Milei foi eleito o novo presidente da Argentina com uma vantagem histórica sobre o rival, o peronista Sergio Massa.

O candidato governista e ministro da economia reconheceu a derrota antes mesmo do fim da apuração e da divulgação dos votos.

“Quero dizer que obviamente os resultados não são os que esperávamos e tenho me comunicado com Javier Milei para felicitá-lo, porque é o presidente e é quem vai liderar a Argentina nos próximos quatro anos”, disse o candidato.

Os primeiros resultados oficiais, com 90% das urnas apuradas, Javier Milei teve 55,95% dos votos, e Massa teve 44,04% – a maior vantagem de um candidato a presidente nas eleições recentes na Argentina.

Continua após a publicidade: