Uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha e divulgada no último sábado, 17 de junho, revela aquilo que os petistas tanto temiam: o presidente Lula já não goza da mesma popularidade no Nordeste e sua credibilidade na região começa a derreter.

Compreendendo uma margem de erro de maior amplitude (4 pontos), houve uma considerável oscilação negativa no índice de aprovação de 6 pontos quando comparado a março.

Leia também:
>>>Lula é APROVADO por 38% e REPROVADO por 29%, é o que revelam os dados da pesquisa recente da Datafolha

Continua após a publicidade:

O estudo mostra que Lula consegue obter aprovação maior entre o eleitorado de menor renda (até dois salários mínimos, 43% de ótimo ou bom), menor nível de escolaridade (47%) e nordestinos (47%).

No mês de março, o governo petista teve melhor desempenho em meio aos eleitores nordestinos. O índice de ótimo ou bom foi de 53%.

A insatisfação com Lula cresceu entre os entrevistados que ganham de dois a cinco salários mínimos e entre moradores do Centro-Oeste, onde 34% reprovam o petista. No meio evangélico, o índice de reprovação é de 37%, enquanto a insatisfação dos que têm renda superior a 10 salários mínimos dispara ao percentual de 49%.

Números de Abril

Pesquisa Datafolha divulgada no dia, 1 de abril, aponta que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é aprovado por 38% dos brasileiros, e reprovado por 29%. São 30% aqueles que o consideram regular e 3% não souberam responder.

Continua após a publicidade:

O Datafolha entrevistou 2.028 pessoas, em 126 municípios, entre os dias 29 e 30 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

De acordo com a pesquisa, Lula é mais bem avaliado pelos nordestinos (53% de ótimo ou bom) e tem rejeição mais baixa entre os mais pobres (apenas 21% de ruim ou péssimo entre aqueles que ganham até 2 salários mínimos) e entre os mais jovens (17% de ruim ou péssimo na faixa de 16 a 24 anos de idade).

Na outra ponta, eleitores do Sul (29% de ótimo ou bom), evangélicos (28% de ótimo ou bom) e mais ricos (30% de ótimo ou bom) são os mais refratários ao presidente.

Da redação do Portal com informações do Pleno News