Médicos do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) e do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) realizam, nesta segunda-feira, 19 de fevereiro, um protesto em defesa do Hospital Regional Jesus Nazareno, de Caruaru.

O prestesto está marcado para está segunda-feira, às 11h30, na área externa do hospital.

A autarquia e o sindicato nomeiam o ato como “Grande Abraço Simbólico” e cobram o Governo do Estado pelo, provável, fechamento a unidade de saúde. Além de serem contra a decisão, também será cobrado investimentos na estrutura e promoção de assistência adequada para as gestantes do Agreste, seus familiares e bebês, como escrito em nota.

Continua após a publicidade:

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que os atendimento serão redirecionados ao Hospital da Mulher do Agreste (HMA), que deveria ter sido entregue no final de 2023.

Cremepe interdita serviços eletivos no Hospital Barão de Lucena

Em resposta a graves problemas identificados durante fiscalizações, o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) decidiu, por unanimidade, impor uma interdição ética parcial no Hospital Barão de Lucena (HBL).

Continua após a publicidade:

Essa decisão foi tomada durante uma sessão plenária extraordinária realizada na noite da quarta-feira, 17 de janeiro, na sede da autarquia. O hospital, que faz parte da rede estadual de saúde, enfrenta uma escassez significativa de medicamentos e insumos básicos.

O Cremepe já havia notificado a administração do complexo sobre a medida em dezembro de 2023 e concedeu um prazo de 30 dias para resolver os problemas apontados pelo órgão regulador.

Com a persistência das irregularidades identificadas, o conselho informou que a interdição “visa preservar a dignidade do atendimento à população e garantir a segurança dos procedimentos médicos”.

Essa medida suspende as atividades médicas relacionadas a cirurgias eletivas programadas no hospital, excluindo as procedimentos oncológicos.

A direção do hospital também foi informada de que todas as outras cirurgias eletivas devem ser comunicadas ao Cremepe, acompanhadas de uma justificativa convincente para sua necessidade.

Continua após a publicidade: