O Brasil fechará as fronteiras aéreas com seis países da África diante de uma nova variante de coronavírus, informou nesta sexta-feira o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira.

Segundo ele, a restrição afetará, a partir da próxima segunda-feira, 29 de novembro, os passageiros oriundos da África do Sul, Botsuana, Lesoto, Namíbia, Zimbábue e Eswatini (ex-Suazilândia).

Veja também:
>>>OMS batiza nova cepa africana de Omicron e classifica como “variante de preocupação” por ter o dobro de mutações da Delta

Continua após a publicidade:

 “O Brasil fechará as fronteiras aéreas para seis países da África em virtude da nova variante do coronavírus. Vamos resguardar os brasileiros nessa nova fase da pandemia naquele país. Uma portaria será publicada amanhã e deverá vigorar a partir de segunda-feira”, publicou o ministro no Twitter.

A nova variante do coronavírus identificada na África do Sul, batizada de ômicron, foi declarada nesta sexta uma variante de preocupação pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Mais cedo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou ao governo que restrinja os voos e viajantes de países do sul do continente africano, entre eles a África do Sul.

A decisão brasileira seguiu restrições de viagens impostas por diversos países, como Reino Unido, Estados Unidos e a União Europeia.

Conselho Regional de Medicina alerta autoridades para evitar festas de réveillon e carnaval

“O Cremepe alerta para nova onda da COVID-19 que assola a África do Sul e vários países da Europa, das Américas e África.

Continua após a publicidade:

Entende que a realização de eventos com aglomerações, como festas de final de ano e carnaval, deve ser evitada até o seguro controle da pandemia, ante o risco de aumento de casos e mais mortes pela Covid.

Destaca ainda a importância do uso de máscaras e do distanciamento seguro.

Recife, 26 de novembro de 2021”

Da redação do Portal de Prefeitura com informações da Agência Brasil.