O presidente Jair Bolsonaro (PL) oscilou positivamente nas intenções de voto entre os eleitores de São Paulo, segundo a última pesquisa Genial/Quaest, divulgada na quarta-feira, 7 de setembro. O candidato à reeleição foi de 35% para 37%. Já o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) variou para baixo, de 37% para 36%.

Os dois estão tecnicamente empatados, dentro da margem de erro do levantamento, que é de 2,4 pontos percentuais. O cenário é estimulado, quando é apresentada uma lista de candidatos aos entrevistados.

Depois, aparecem Ciro Gomes (PDT), com 9%; Simone Tebet (MDB), com 6%; e Vera Lúcia (PSTU), com 1%.

Continua após a publicidade:

Felipe D’Ávila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP), Roberto Jefferson (PTB), José Maria Eymael (DC), Pablo Marçal (Pros) e Soraya Thronicke (União Brasil) não pontuaram.

Leia mais:
>>> Bolsonaro ultrapassa Lula em mais uma pesquisa e presidente assume liderança em corrida presidencial, revela Gerp; veja os números

Marçal e Jefferson tiveram a candidatura rejeitada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O PTB oficializou o registro da candidatura do Padre Kelmon à Presidência em 3 de setembro, o que não foi incluído no levantamento.

Os eleitores que não pretendem responder ou que declararam voto nulo ou em branco somam 6%. Os indecisos são 5%. O instituto não realizou o cenário espontâneo, quando não é apresentada uma lista de candidatos aos entrevistados.

Empate técnico entre Lula e Bolsonaro

Para Felipe Nunes, diretor da Quaest, o empate técnico entre os dois se justifica pelo desempenho positivo que Bolsonaro tem em públicos que, na pesquisa nacional, rejeitam o presidente. Por exemplo, o presidente melhorou no público feminino e aparece pela primeira vez empatado tecnicamente com Lula (36% a 33%).

Continua após a publicidade:

“Bolsonaro também conseguiu melhorar entre os católicos, continua crescendo no público evangélico e aparece com 51% das intenções de voto neste segmento do eleitorado”, explica Nunes.

A pesquisa Genial/Quaest ouviu 2 mil pessoas com mais de 16 anos, entre os dias 2 e 5 de setembro, em entrevistas nas casas dos eleitores no estado de São Paulo. A margem de erro é de 2,4 pontos percentuais. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob os protocolos SP-04685/2022 e BR-05452/2022.

Da redação do Portal com informações do Metrópoles