Nesta quarta-feira, 26 de junho, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) utilizou as redes sociais para se manifestar sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de descriminalizar o porte de maconha para uso pessoal.

📲 Entre no nosso grupo de Telegram e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

Em sua declaração, Bolsonaro afirmou que a legalização das drogas é prejudicial para as famílias brasileiras e desmoraliza o “trabalho das Forças de Segurança”.

Continua após a publicidade:

O ex-presidente também fez um apelo para que o Poder Legislativo, responsável pela representação popular, seja respeitado na tomada de “decisões importantes”.

Decisão do STF sobre porte de maconha

O Supremo Tribunal Federal (STF) definiu nesta quarta-feira, 26 de junho, que pessoas flagradas com até 40 gramas de maconha ou seis plantas fêmeas de cannabis devem ser tratadas como usuárias e não traficantes.

O critério não é absoluto, mas circunstancial. Outros elementos podem ser usados para analisar cada caso.

Continua após a publicidade:

Se uma pessoa estiver com uma balança de precisão, por exemplo, ela pode ser denunciada como traficante, mesmo que tenha consigo uma quantidade de droga abaixo do limite.

Esse é apenas um parâmetro para tentar garantir um tratamento mais igualitário nas abordagens policiais e nos processos judiciais.