Continua após a publicidade:

O presidente Jair Bolsonaro fez nesta terça-feira, 21 de setembro, o discurso de abertura da sessão de debates da 76ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, e afirmou que o Brasil tem ‘um presidente que acredita em Deus, respeita a Constituição e seus militares, valoriza a família e deve lealdade a seu povo’.

“O Brasil tem um presidente que acredita em Deus, respeita a Constituição e seus militares, valoriza a família e deve lealdade a seu povo”, afirmou.

Leia mais:
>>> Bolsonaro se reúne com primeiro-ministro britânico Boris Johnson em Nova York; presidente participa na Assembleia da ONU

Continua após a publicidade:

Tradição na ONU

Cabe ao presidente do Brasil fazer o discurso de abertura do evento, seguido do presidente dos Estados Unidos. A tradição vem desde os primórdios das Nações Unidas, quando o diplomata Oswaldo Aranha, então chefe da delegação brasileira, presidiu a Assembleia Geral, em 1947.

O tema desde ano é “Construindo resiliência por meio da esperança – para se recuperar da covid-19, reconstruir de forma sustentável, responder às necessidades do planeta, respeitar os direitos das pessoas e revitalizar as Nações Unidas”.

Continua após a publicidade:

Em 2020, devido à pandemia de covid-19, o evento foi virtual. Neste ano, o modelo adotado é o híbrido, com declarações presenciais e por vídeo.

Bolsonaro e a comitiva presidencial viajaram para os Estados Unidos no domingo, (19) Ontem (20), ele se reuniu com o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, e, à noite, participou de uma recepção oferecida pela representação permanente do Brasil junto às Nações Unidas.

Antes do discurso desta terça-feira, Bolsonaro teve encontro com o presidente da Polônia, Andrzej Duda, e com o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres. A previsão é que o presidente embarque ainda hoje de volta ao Brasil.

Encontro com Boris Johnson

Na segunda (20),  o Presidente Jair Bolsonaro teve um compromisso com o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson. A reunião aconteceu às 10h40 (12h40 no horário de Brasília). Na sequência, participou de um jantar oferecido pelo embaixador do Brasil na ONU.

Continua após a publicidade:

O chefe do Executivo, que chegou em Nova York no domingo (19), se encontrou com os ministros que participam da comitiva do Brasil nesta viagem.