O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou, na manhã desta quinta-feira, 2 de maio, para Santa Maria, no Rio Grande do Sul, onde irá sobrevoou as áreas afetadas pelas fortes chuvas.

Após o sobrevoo, o chefe do Executivo federal se reuniu com o governador do Estado, Eduardo Leite (PSDB) para uma reunião sobre a situação do estado.

Os ministros Rui Costa (Casa Civil), Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social), Renan Filho (Transportes) e Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional) acompanham o presidente na viagem ao Rio Grande do Sul.

Continua após a publicidade:

Estragos

O governador do Rio Grande do Sul declarou que as chuvas recentes causaram o maior desastre já enfrentado pelo Estado.

“Nós não teremos capacidade de fazer todos os resgates”, disse Leite, em coletiva de imprensa. A previsão é que fortes chuvas continuem a afetar os municípios do Estado, em especial os localizados na região central, até o fim desta semana.

Ao menos dez pessoas morreram no Rio Grande do Sul. Outras 21 estão desaparecidas, em situação que mobiliza o governo e as prefeituras. A previsão é que os temporais avancem também para Santa Catarina nos próximos dias.

No começo da noite de quarta, Lula publicou um trecho de conversa por telefone com Leite e confirmou sua ida ao Estado.

Continua após a publicidade:

Em nota, o Ministério dos Transportes afirmou que colocou seu corpo técnico à disposição para:

“garantir atendimento imediato e digno à população, bem como celeridade no restabelecimento do fluxo viário” no Rio Grande do Sul. Ontem, 1º, Lula disse que o ministro da Defesa, José Múcio, afirmou ter oito helicópteros à disposição para ir ao Estado, porém, “(eles) estão com problemas para levantar voo por causa do teto”.

Mas, o presidente garantiu que vai enviar ao Estado quantos homens forem necessários para lidar com a situação causada pelas chuvas: