Continua após a publicidade:

Dom Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e Recife, completa neste sábado, 10 de junho, 76 anos de vida.

Também neste mês o líder religioso de mais de 4 milhões de católicos na Região Metropolitana do Recife, será homenageado em uma reunião solene na Câmara do Recife, proposta pela vereadora Liana Cirne (PT).

Continua após a publicidade:

A sessão será realizada no dia 27 de junho, às 18h30, no Plenário da Câmara, sendo aberto ao público.

Católica, Liana Cirne parabenizou dom Fernando pelos seus 76 anos e convidou a população para homenagear o arcebispo na Câmara.

“Parabéns dom Fernando Saburido. Desejo muita saúde, graças divinas e que Deus continue concedendo-lhe sabedoria para a missão que entregou em suas mãos. Estamos muito felizes em lhe homenagear na Câmara do Recife”, disse Liana.

Nomeado oficialmente Arcebispo de Olinda e Recife no dia 1º de julho de 2009, Dom Fernando foi empossado no dia 16 de agosto de 2009.

Continua após a publicidade:

Como arcebispo, foi eleito, mais uma vez, membro do Conselho Permanente da CNBB em Brasília, membro do Conselho Episcopal de Pastoral e Econômico do Regional NE2 e bispo de referência da Pastoral da Saúde.

Integra ainda a Comissão Episcopal Nacional do Movimento de Educação de Base – MEB, com sede em Brasília-DF.

No dia 8 de maio de 2014, dom Fernando foi eleito para a função de presidente do Regional NE2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. A escolha do epíscopo aconteceu durante a 52ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida (SP).

O religioso sucedeu dom Genival Saraiva, bispo de Palmares, que teve sua renúncia acolhida pela Santa Sé por ter atingido a idade máxima para o serviço do episcopado.

Continua após a publicidade:

Em 2015 foi reeleito presidente do Regional NE2, para o quadriênio 2015-2019, sendo a terceira vez que ocupou o cargo. Terminada a gestão, o arcebispo foi eleito em 2020 bispo referencial para o Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso na CNBB NE2.

De acordo com o Código de Direito Canônico, os bispos devem renunciar ao cargo quando completarem 75 anos.

Continua após a publicidade: