Continua após a publicidade:

Os nove meses da gestão de Ulisses Felinto (PSDB) em Timbaúba, Zona da Mata Norte de Pernambuco, já deixam claro os avanços que chegarão a cidade ao longo deste primeiro mandato. A cultura que o empresário traz para o município de 54 mil habitantes é, talvez, a mais acertada diante a escassez de recursos federais aportados nos municípios brasileiros: reordenamento das contas públicas e restabelecendo dos serviços básicos.

“É fazer mais com menos. Todos nós precisamos ser bem atendidos, sem distinção”, justifica. “A cidade estava completamente defasada e hoje as pessoas daqui tem um outro tratamento”, completa Felinto.

Continua após a publicidade:

Tal postura nos coloca frente a característica mais forte e lembrada do tucano, o humanismo. Esse é visto e relatado por todos que circulam em Timbaúba, dos funcionários efetivos aos munícipes que utilizam dos serviços públicos municipais.

Os investimentos vão além, o gestor reconhece que a caminhada exige dedicação e esforços. “Vamos iniciar Operação Tapa Buracos, a licitação para contratação da empresa que nos fornece material já está em andamento, a gestão precisava regularizar os débitos do passado que ficaram pendentes para que o trabalho fosse continuado”, explicou o prefeito. Timbaúba também caminha para a autossuficiência nesse mesmo ponto, é desejo e caminho natural a reativação da usina de asfalto que pertence ao município.

 

Continua após a publicidade:

SAÚDE É DESTAQUE

O carro chefe do início de mandato, de fato, é a saúde. Os dados timbaubenses entregam a eficiência da atual gestão. Foram 20 milhões investidos na saúde do município, que possui 21 Unidades Básicas de Saúde, todas elas contando com equipes completas, farmácias abastecidas e o bom atendimento ao povo.

“O que tem na UPA tem aqui também! A equipe médica aqui é completa todos os dias. Por mês, só a Unidade Básica de Saúde Cruzeiro II chega a realizar cerca de 800 atendimentos”, indica Jocasta Jacinto, recepcionista da UBS.

“Agora não tem nem comparação, a gente tem espaço, conseguimos executar o que tínhamos vontade há anos, mas não nos era dada a oportunidade. Vemos resultados, há gestão”, explica Elaine de Fátima, Agente de Saúde.

Continua após a publicidade:

Timbaúba conta com uma das mais modernas Centrais de Parto Humanizado do Estado. Foto: Beto Dantas/Portal de Prefeitura

Ulisses abriu o CAPS I Tucano – onde o município recebia verba para mantê-lo há 5 anos, mas nunca havia feito o investimento. A Policlínica de Timbaúba é totalmente mantida com recursos próprios e conta com 8 especialidades médicas. As terapias alternativas acontecem como contraponto aos tratamentos farmacológicos. E um feito inédito: a criação da Central de Partos Humanizados em parceria com o Hospital Ferreira Lima, que absorve as demandas de diversas cidades da Mata Norte e aumentou em 300% o número de partos em praticamente  1 ano, saltando de 26 para 104 procedimentos realizados entre janeiro de 2016 a maio de 2017.

Continua após a publicidade:

O prefeito comemora, “A gente conseguiu mudar a realidade na saúde, que não tinha nada, e agora oferecemos atendimento adequado”.

 

PARCERIAS

Para auxiliar o desenvolvimento econômico e qualificar a população, a administração de Timbaúba firma importantes parcerias, com destaque para a Carreta-Escola do Senac, que atende 240 pessoas de baixa renda em 12 cursos.

A formação de uma cooperativa de corte e costura que recebe qualificação na sede da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico é outro destaque. Uma estrutura completa, com 35 máquinas de costura, está disponível para que o aprendizado seja completo.

Sediado na Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, o curso de corte e costura transforma a realidade das mulheres timbaubenses. Foto: Beto Dantas/Portal de Prefeitura

Quando questionado sobre o apoio do Estado, Felinto não reclama, Timbaúba vem sendo bem assistida pelo atual governo. “Dialogamos com o Governo do Estado, que é parceiro de Timbaúba. Com emendas de Antônio Morais (PSDB-PE) viabilizamos 4 novas ambulâncias, a frota municipal foi reforçada com 5 novos veículos graças aos esforços junto a Secretário Estadual de Administração, Milton Coelho (PSB-PE)”, detalha o prefeito.

O diálogo com o Ministério das Cidades anda firme. “O ministro Bruno Araújo (PSDB-PE) nos auxilia em Brasília a caminhar com as questões de infraestrutura. Destravamos 19 milhões junto ao ministério que serão investidos no saneamento básico do município. Mudaremos a realidade de Timbaúba”, conclui.

Por: Raissa Cardeal