Continua após a publicidade:

Em uma roda de samba na Praça Tiradentes, no Rio de Janeiro, na última sexta-feira, 19 de julho, um casal foi flagrado imitando macacos.

Durante o evento, a jornalista Jackeline Oliveira, que faz parte do gabinete da vereadora Monica Cunha (PSol), presidente da Comissão de Combate ao Racismo, realizou a gravação e publicou nas suas redes sociais.

Continua após a publicidade:

📲 Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

“Como presidente da Comissão de Combate ao Racismo da Câmara dos Vereadores do Rio, não deixaremos isso passar em branco. O combate ao racismo é uma ação permanente e responsabilidade coletiva!”, disse Cunha.

Assista ao vídeo:

Continua após a publicidade:

Jackeline relatou que sua única reação foi registrar para ter provas e solicitar a retirada do casal do local pelos seguranças do evento.

“Toda vez que eu vejo um caso de racismo na rua, eu fico me perguntando: ‘Por que as pessoas não impediram? Por que ninguém fez nada?’ Aí, é por isso! Porque o racismo constrange a gente ao ponto de ter mais de 50, 60, 100 pessoas em volta daquelas pessoas, pessoas pretas, e ninguém fazer nada, homens e mulheres, ninguém fazer nada”, disse em vídeo comentando o caso.

O evento é predominantemente frequentado por pessoas negras. No vídeo, observa-se um casal realizando gestos de macaco de maneira vexatória e ostensiva, cercados por outras pessoas negras, enquanto dançam e emitem sons imitando o animal.

Mesmo com as pessoas ao redor observando, eles seguem rindo, sem se intimidar. Existe um momento em que a mulher simula procurar piolhos na cabeça do homem.

Continua após a publicidade: