Continua após a publicidade:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse neste domingo, 7 de julho, que está “muito feliz” depois da vitória da esquerda no segundo turno das eleições legislativas na França.

“Devem servir de inspiração para a América do Sul”, destacou o presidente brasileiro.

“Muito feliz com a demonstração de grandeza e maturidade das forças políticas da França que se uniram contra o extremismo nas eleições legislativas de hoje. Esse resultado, assim como a vitória do partido trabalhista no Reino Unido, reforça a importância do diálogo entre os segmentos progressistas em defesa da democracia e da justiça social. Devem servir de inspiração para a América do Sul”, escreveu Lula na rede social X.

📲Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

O Ministério do Interior da França divulgou os dados definitivos da apuração dos votos do segundo turno das eleições legislativas no país, realizado no domingo, segundo o jornal francês Le Monde.

Continua após a publicidade:

A coligação de esquerda Nova Frente Popular (NFP) ficou em primeiro lugar, com 182 assentos da Assembleia Nacional.

A coalização centrista do presidente Emmanuel Macron, Juntos, vem em seguida, com 168 cadeiras.

A extrema direita, representada pela Reunião Nacional e aliados, ficou com 143 assentos. Segundo o levantamento do Le Monde, com base nos dados do ministério, os Republicanos terão 45 assentos, outros partidos de direita, 15, outras legendas de esquerda, 13, outros de centro, seis, regionalistas, quatro, e “diversos”, um

Continua após a publicidade:

São 577 assentos no total. Nenhum partido ou aliança conseguiu maioria absoluta.

Estadão Conteúdo