Ricardo Paes Barreto, presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), assumirá a Prefeitura do Recife na próxima sexta-feira, 5 de abril.

O atual prefeito, João Campos (PSB), estará em viagem internacional por quatro dias, deixando o cargo executivo municipal.

A vice-prefeita Isabela de Roldão (PDT), primeira na linha de sucessão, também estará em viagem oficial.

Continua após a publicidade:

O terceiro na linha de sucessão, presidente da Câmara Municipal, Romerinho Jatobá (PSB), também estará ausente.

Portanto, Paes Barreto, que é o quarto na sucessão, ocupará o posto de prefeito do Recife até o retorno de um dos titulares.

Situação

Essa situação se deve a um Projeto de Emenda à Lei Orgânica (PELO) que estabelece que o magistrado governe a cidade caso o prefeito João Campos, a vice-prefeita Isabella de Roldão e o presidente da Câmara Municipal, Romerinho Jatobá, estejam ausentes ou impedidos.

O projeto, proposto pelo prefeito, foi processado em regime de urgência.

Contudo, devido às eleições municipais deste ano, Romerinho Jatobá não poderá ocupar o cargo de prefeito interino nos seis meses que antecedem a eleição, para não ficar inelegível no pleito de outubro.

Continua após a publicidade:

O vereador Samuel Salazar (MDB), líder do governo na Câmara, esclareceu que o projeto visa esclarecer a linha sucessória para a prefeitura do Recife.