Continua após a publicidade:

A CTTU (Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife), informou que, apenas 35% dos radares que fiscalizam a velocidade foram desligados na cidade temporariamente e retirados.

O órgão diz que, apesar de ter vencido em junho de 2023 as empresas que venceram a licitação não cumpriram as exigências técnicas e por isso a licitação está em curso.

Continua após a publicidade:

Até o momento, importantes corredores viários no Recife, inclusive os de transporte público, seguem sem os radares que verificam a velocidade. Os pontos que estão sem fiscalização, além da Via Mangue, são por exemplo: Cais José Estelita, Largo do Cabanga, Av. Agamenon Magalhães, Avenida Afonso Olindense, no bairro da Várzea (Zona Oeste).

A Autarquia também está intensificando as blitze por toda a cidade, trabalhando para garantir a segurança dos motoristas e pedestres, além de que os equipamentos instalados nos semáforos, funcionam normalmente. As câmeras monitoram o avanço no sinal de trânsito e a velocidade.

É importante ressaltar também que o cumprimento da velocidade estabelecida em cada via, é um requisito exigido obrigatoriamente pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A fiscalização eletrônica é uma ferramenta com o intuito de evitar a ocorrência de sinistros no trânsito. (veja nota da CTTU na íntegra)

Continua após a publicidade:

A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), informa que ao contrário do que foi divulgado, somente 35% dos equipamentos de fiscalização eletrônica de velocidade foram temporariamente retirados. Além disso, apesar de ter vencido em junho de 2023, as empresas que venceram a licitação não cumpriram as exigências técnicas e por isso a licitação está em curso. Vale lembrar que o cumprimento da velocidade estabelecida em cada via é obrigatório segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e a fiscalização eletrônica é apenas mais uma ferramenta que tem o objetivo de evitar a ocorrência de sinistros no trânsito, protegendo a vida de todos os cidadãos. A CTTU informa também que as blitze estão sendo intensificadas por toda cidade com o objetivo de garantir a segurança viária. Ao todo, em 2023, a CTTU realizou um total de 676 operações de fiscalização, totalizando 73,5 mil abordagens, 10% delas resultaram em notificações.