Continua após a publicidade:

Nesta terça-feria, 12 de março, as cidades irmãs Recife e Olinda celebram aniversários que marcam séculos de história e tradição.

A capital pernambucana comemora seus 487 anos, enquanto a Marim Dos Caetés completa 489 anos.

Continua após a publicidade:

Para os recifenses, o aniversário da cidade não é oficialmente considerado feriado, de acordo com a Câmara Municipal do Recife.

No entanto, a data é celebrada de maneira especial, como uma ocasião para relembrar história e a cultura da capital pernambucana.

Já em Olinda, o dia 12 de março é reconhecido como um feriado municipal. Essa celebração é respaldada por uma carta foral que atesta o nascimento da cidade em 12 de março de 1535.

Continua após a publicidade:

Comemorações

Recife

No dia do aniversário do Recife, os recifenses e turistas contarão com três opções de atividades culturais gratuitas promovidas pela Secretaria de Cultura do Recife.

Às 17h, na Avenida Rio Branco, será inaugurada a estátua do poeta Miró da Muribeca, a 21ª do Circuito da Poesia, que celebra as tradições literárias da cidade.

Continua após a publicidade:

A inauguração contará com a performance “O Miró que Vive em Mim”, com Marlon Silva, Nina Rodrigues e Odailta Alves.

A partir das 19h, o Teatro de Santa Isabel receberá uma sessão gratuita do espetáculo “Circo Science – Do Mangue ao Picadeiro”, celebrando a cidade e o patrono do movimento Manguebeat, Chico Science, que nasceu num 13 de março, logo após o aniversário da capital pernambucana.

Continua após a publicidade:

O espetáculo, da Trupe Circus, da Escola Pernambucana de Circo, celebra o movimento musical cuja história se confunde com a história recente da própria cidade. Os ingressos serão distribuídos gratuitamente na bilheteria do teatro, uma hora antes do espetáculo.

No Teatro do Parque, o aniversário do Recife será coisa de cinema, com a exibição, também gratuita e também às 19h, do filme “Manguebit”, documentário roteirizado e dirigido por Jura Capela, que apresenta, com a típica estética VHS, depoimentos de nomes relevantes da cena musical pernambucana, como Cannibal, Fred O4, Jorge Du Peixe e Roger de Renor e Toca Ogan, entre outros, além de trechos de entrevistas de Chico Science, shows e clipes.

Os ingressos serão distribuídos na bilheteria do teatro uma hora antes da sessão. A programação completa do aniversário do Recife, que se estende pelo mês de março, pode ser conferida em: https://conecta.rec.pe.gov.br.

Olinda

Olinda completa 489 nesta terça-feira, 12 de março, mas as comemorações começam na véspera. Serão dois dias de shows na Praça do Carmo, para todos os gostos e com ‘cara’ de Carnaval.

Além disso, a Catedral da Sé recebe uma missa especial em celebração à data, haverá corte do bolo de 600 quilos e a Marim dos Caetés vai receber o título de Cidade Educadora.

Entre as atrações, se apresentam na Praça do Carmo: Zuza Miranda, D’Breck, Dudu do Acordeon, Alan Carlos e muito mais. Veja os horários detalhados ao fim da matéria.

Já a missa especial na Catedral da Sé está marcada para as 9h da terça-feira (12), data do aniversário da cidade.