Em uma assembleia realizada na semana passada, professores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) decidiram iniciar a greve a partir desta segunda-feira, 22 de abril.

Na reunião, mais de 1,7 mil docentes estavam presentes no processo de votação, organizada pela Associação dos Docentes da UFPE.

Como pauta, a categoria exige a recomposição salarial dos professores, incluindo os aposentados, e recomposição do financiamento da universidade.

A negociação com o Governo Federal, que durou em cerca de quatro horas, foi acalorada. Os professores compartilharam suas ideias em defesa da categoria, da recomposição salarial e de um plano de investimento para fortalecer e desenvolver a universidade, a educação pública, a ciência, a tecnologia e a inovação.

Agora, nesta segunda-feira (22), o intuito será a mobilização dos professores nos Centros e Departamentos, bem como da sociedade, para fortalecer a luta junto ao Ministério da Educação (MEC), segundo informou a presidente da Adufepe, professora Teresa Lopes.