Diante da superlotação nas UTIs de Pernambuco e do aumento nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), a governadora Raquel Lyra propôs um projeto de lei à Assembleia Legislativa do Estado (Alepe), visando um acréscimo de até 100% no valor das diárias dos plantões dos profissionais de saúde durante períodos de emergência.

A justificativa da governadora é a escassez de pediatras e especialistas para atender crianças, o que tem dificultado a abertura de novos leitos.

📲 Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

Continua após a publicidade:

Segundo a Secretaria de Saúde, dos 30 pediatras convocados na última seleção, apenas 14 se apresentaram para trabalhar, resultando em uma fila de espera de 87 crianças e bebês por uma vaga.

O projeto de lei busca amenizar essa situação, autorizando o aumento da verba indenizatória em casos de desastre, emergência ou calamidade pública reconhecidos pelo Governo do Estado.

Encaminhado em 13 de maio, o projeto foi aprovado pela Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ) na terça-feira (21), conforme confirmado pelo presidente do colegiado, deputado Antônio Moraes (PP).

A matéria deverá passar pelas comissões de Finanças, de Administração e de Saúde antes de ser votada no plenário da Alepe, prevista para a próxima terça-feira (28), conforme informado pela deputada Débora Almeida (PSDB), presidente da Comissão de Finanças.

O objetivo é oferecer melhores condições e tornar o serviço mais atrativo para especialistas, diante do aumento dos casos de SRAG e da escassez de profissionais, especialmente pediatras.

Continua após a publicidade: