Continua após a publicidade:

Em Pernambuco, foi identificado o vírus da febre oropouche em um feto morto de 30 semanas, levantando a hipótese de que a infecção possa ter causado o aborto.

📲 Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

Continua após a publicidade:

Transmitida por mosquitos, a febre oropouche já contaminou pelo menos 13 pessoas no estado. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) está investigando se a doença foi responsável pelo aborto, o que, se confirmado, seria o primeiro caso registrado no mundo.

A mãe do feto, que mora em Rio Formoso, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, apresentou sintomas de arboviroses e foi diagnosticada com dengue e chikungunya.

A mulher teve contato com pessoas infectadas com oropouche, mas não teve seu sangue coletado a tempo de confirmar a presença do vírus antes do aborto.

Continua após a publicidade:

Com a morte do feto, a SES coletou o material e enviou para análise no Instituto Evandro Chagas, no Pará, especializado em arboviroses. Na sexta-feira (6), os resultados confirmaram a presença do vírus oropouche no feto.

A investigação está sendo realizada pela SES em conjunto com o Ministério da Saúde, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Instituto Evandro Chagas e autoridades de Rio Formoso.

Até o momento, 13 casos de febre oropouche foram confirmados em Pernambuco. Estes casos foram registrados em várias cidades, incluindo Rio Formoso, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Camaragibe, Catende, Itamaracá, Jaqueira, Maraial e Timbaúba.