Continua após a publicidade:

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) divulgou, nesta quarta-feira, 10 de julho, o Boletim Epidemiológico das Arboviroses Nº 27, que traz os dados das semanas epidemiológicas de 31/12/2023 a 06/07/2024.

O novo levantamento aponta 26.841 casos prováveis de dengue (casos em investigação + casos confirmados), no Estado.

Continua após a publicidade:

📲Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as principais notícias do site Portal de Prefeitura no seu celular.

 O número de casos prováveis de dengue, atualmente, representa um aumento de 445,3% em relação ao mesmo período de 2023.

Até o momento, 6.551 casos de dengue foram confirmados em Pernambuco, sendo 114 casos graves prováveis e 8 óbitos confirmados.
 
De acordo com o monitoramento epidemiológico, 29 óbitos já foram descartados para arboviroses e outros 31 seguem em investigação.

Continua após a publicidade:

A investigação é realizada, inicialmente, pela equipe de Vigilância Epidemiológica do município de residência do óbito.

Após isso, o caso vai para um comitê técnico de discussão de óbito, em que diversos profissionais avaliam a causa da morte.
 
No boletim desta semana, os dados apontam a permanência de 55 municípios pernambucanos configurando baixa incidência para casos de dengue, 70 localidades apresentam incidência média e 60 municípios aparecem com alta incidência de casos.
 
O Boletim 27 também mostra o cenário de notificações nas Gerências Regionais de Saúde (Geres). Cinco regionais estão em alta incidência (I, V, VII, X e XII), e seis regionais de saúde encontram-se em média incidência (II, III, IV, VI, VIII e IX), enquanto apenas a XI regional se encontra em baixa incidência.
 
OUTRAS ARBOVIROSES

No boletim 27 foram notificados 4.293 casos prováveis de Chikungunya, com 952 casos confirmados. Já para Zika foram notificados 275 casos prováveis, mas sem confirmação até o momento.

Com relação à febre de Oropouche, o Estado de  Pernambuco tem 13 casos confirmados, sendo eles nos municípios de: Rio Formoso, Camaragibe, Timbaúba, Jaqueira, Moreno, Maraial, Jaboatão dos Guararapes, Catende e Itamaracá.

Continua após a publicidade:

PERFIL DO 8º ÓBITO DE DENGUE:

  •  Data do óbito: 13/04/2024 (SE 15)
  •  Sexo masculino, de 59 anos de idade, morador de Salgueiro;
  •  Município de ocorrência do óbito: Salgueiro;
  •  Sem comorbidades;
  •  Sintomas: febre, cefaleia, sonolência, calafrios, coriza, tosse, vômitos, prostração, dispneia, mialgia, plaquetopenia.