Continua após a publicidade:

O Plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) acatou na terça-feira, 12 de março, a concessão do título de Cidadão de Pernambuco ao ex-ministro da Justiça, ex-senador e atual ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino.

No total, 28 deputados aprovaram a homenagem, mas os nomes não foram revelados pela Alepe. A proposta foi apresentada pelo deputado Sileno Guedes (PSB).

Continua após a publicidade:

O parlamentar comentou a acolhida da proposição e enalteceu a conexão entre o ministro do Supremo e Pernambuco, além do papel exercido pelo magistrado na defesa da democracia. Ainda não foi definida a data da solenidade de entrega da honraria.

A Assembleia revelou apenas os nomes daqueles que foram contrários à entrega da honraria, sendo eles os deputados Abimael Santos, Coronel Alberto Feitosa e Renato Antunes.

Continua após a publicidade:

Histórico

Maranhense, Flávio Dino dedicou parte de sua formação na Faculdade de Direito do Recife, onde se graduou mestre em Direito Constitucional.

Durante os 12 anos que atuou como juíz federal no Maranhão, dirigiu a Associação Nacional de Juízes Federais (Ajufe) e foi secretário-geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Em 2006, deixou a magistratura para seguir carreira política.

Foi deputado federal e governador do Maranhão duas vezes pelo PCdoB, migrando para o PSB em 2021, se elegendo senador.

À frente do Ministério da Justiça e Segurança Pública, a pasta destinou recursos para o fortalecimento do sistema penitenciário, das polícias Federal e Rodoviária Federal, da política sobre drogas e para a implantação da Casa da Mulher Brasileira no Recife.

Continua após a publicidade: