Durante o discurso pós-posse feito por Javier Milei, neste domingo, 10 de dezembro, em frente ao Congresso argentino, o ex-presidente Jair Bolsonaro ocupou um assento na primeira fileira ao lado esquerdo do novo presidente.

Nas imagens da transmissão é possível ver o brasileiro estendendo a mão para cumprimentar Milei, no que é abraçado pelo argentino antes de se dirigir para falar no púlpito que está à sua frente.

Bolsonaro chegou a Buenos Aires na sexta-feira (8), acompanhado dos governadores (SP), Cláudio Castro (RJ) e Jorginho Mello (SC), além de parlamentares e líderes partidários.

Continua após a publicidade:

No mesmo dia o ex-presidente se reuniu com Javier Milei (veja o vídeo abaixo) acompanhado do ex-secretário de Comunicação da Presidência Fabio Wajngarten, pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), pelo presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e pelo ex-ministro Gilson Machado Neto em uma sala.

A ex-candidata à Presidência da Argentina Patricia Bullrich, indicada por Milei para assumir a pasta da Segurança, também integrou a reunião.

Bolsonaro foi um dos apoios internacionais mais entusiastas que o libertário argentino recebeu durante a prolongada campanha eleitoral, que culminou com a sua vitória sobre o peronista Sergio Massa, no segundo turno de 19 de novembro.

“Não dou opinião sobre esse cara”, respondeu Bolsonaro quando a imprensa lhe questionou sobre a ausência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos eventos. “Lula ladrão, seu lugar é na prisão!”, entoava paralelamente um grupo que acompanhava o ex-presidente.

Lula, tratado como “corrupto” por Milei durante a campanha eleitoral, desistiu de comparecer à posse e enviou o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, como representante oficial do Brasil.

Continua após a publicidade:

Outros líderes da direita convidados por Milei para os eventos são o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, e o líder do partido espanhol Vox, Santiago Abascal.

Bolsonaro, que viajou para a Argentina junto com cinquenta governadores, legisladores e líderes políticos brasileiros relacionados, chegou à reunião com Milei depois de dar um passeio pela turística rua Florida, em Buenos Aires.