Continua após a publicidade:

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta sexta-feira, 15 de março, o regulamento da Série D de 2024, confirmando que o Santa Cruz não participará do torneio.

Havia uma expectativa entre os tricolores de que poderiam entrar na competição caso houvesse desistência de algum time, apesar de não terem assegurado vaga no ano anterior.

Continua após a publicidade:

A Cobra Coral contava com a possibilidade de que o ranking nacional de clubes fosse utilizado como critério para uma vaga adicional, conforme estabelecido no artigo 103 do Regulamento Geral das Competições (RGC).

O Pouso Alegre-MG ameaçou não disputar o torneio, mas decidiu participar. Com a CBF mantendo as regras anteriores, em caso de desistência, um time da Federação Mineira seria o beneficiado.

Adicionalmente, se essa equipe também desistisse, a vaga seria ocupada por um time da federação com melhor posição no ranking nacional, posição que Pernambuco, atualmente em 10º lugar, não ocupa.

Continua após a publicidade:

Contudo, o Santa Cruz assegurou sua presença no Brasileirão do próximo ano ao alcançar as semifinais do Campeonato Pernambucano. Se chegar à final, também garantirá vaga na Copa do Brasil e na fase de grupos da Copa do Nordeste.

Quanto à Série D deste ano, ela começará em 28 de abril e terminará em 29 de setembro.

As 64 equipes serão divididas em oito grupos, com jogos de ida e volta. Os quatro melhores de cada grupo avançarão para as eliminatórias. Os que chegarem às quartas de final

Retrô e Petrolina, os representantes de Pernambuco, estão no Grupo A4, juntamente com Asa-AL, CSE-AL, Jacuipense-BA, Juazeirense-BA, Itabaiana-SE e Sergipe-SE.

Continua após a publicidade: