Faltando dois dias para a primeira partida do Náutico na Série C, o retrospecto de estreias do Timba não é tão positivo quanto os alvirrubros desejavam. Tendo vencido apenas uma das quatro partidas de estreia na terceira divisão. O clube pernambucano anota 25 anos desde a última vez que começou a competição com uma vitória.

O Náutico jogou a Série C em quatro temporadas: 199, 2018, 2019 e 2023. Na primeira participação na terceira divisão do Campeonato Brasileiro, o clube venceu o Unibol por 2 a 0, nos Aflitos. Desde então perdeu todas as outras estreias.

Em 2018, contra o Santa Cruz, terminou com o marcador igualado em 1 a 1, também nos Aflitos. Nas outras duas partidas de estreia, em 2019 e 2023, o Timba acabou sendo derrotado fora de casa: pelo ABC, por 2 a 0, e pelo Manaus, por 2 a 1.

A estreia do time alvirrubro acontece domingo, 21 de abril, às 16h30, contra o São Bernardo, nos Aflitos. A partida não contará com a presença do público, pois, o Náutico estará cumprindo punição por briga entre torcidas, no ano passado.

Essa punição seria paga ainda no ano passado, nos jogos da semifinal da Série C. Porém como não se classificou, o time começará a pagar as punições nos dois primeiros jogos dessa temporada.