Continua após a publicidade:

A delegação brasileira conquistou sete medalhas na primeira semana dos Jogos Olímpicos de Paris, sendo três bronzes, três pratas e um ouro. Ao todo, dos nove atletas brasileiros que subiram ao pódio, sete são militares e fazem pare do Programa Atletas de Alto Rendimento (PAAR), coordenado pelo Ministério da Defesa.

📲 Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Esportes no seu celular

Continua após a publicidade:

A primeira medalha brasileira em Paris foi conquistada pelo 3° Sargendo da Marinha Brasileira Willian Lima. O judoca do Brasil foi o primeiro a voltar a uma final olímpica desde Sydney e mesmo perdendo, conquistou a prata da categoria até 66kg. O judô também trouxe para as terras canarinhas mais duas medalhas: um bronze, conquistado pela 3° Sargento da Marinha Larissa Pimenta, na categoria de até 52kg, e o ouro histórico da 3° Sargento do Exército Beatriz Souza, na categoria acima de 78kg.

O bronze histórico da equipe feminina de ginástica também contou com as sargentos Jade Barbosa, Lorrane Santos e Flávia Saraiva. Além deles, o medalhista de prata na marcha atlética, Caio Bonfim também integra o grupo de militares na delegação brasileira.

Ao todo, 35% do Time Brasil em Paris é formado por atletas das Forças Armadas, isso corresponde a 97 atletas em 21 modalidades diferentes, que fazem parte do PAAR.

Continua após a publicidade:

Programa Atletas de Alto Rendimento (PAAR)

O Programa Atletas de Alto Rendimento foi criado pelo Ministério da Defesa, em 2008, e é realizado com suporte das Forças Armadas. A iniciativa, que conta com 533 atletas, em 35 modalidades, tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do desporto nacional de rendimento, de participação e de formação; além de motivar a prática esportiva. Nesse sentido, Marinha, Exército e Aeronáutica buscam proporcionar as melhores condições de treinamento, tempo e espaço para dedicação total dos atletas aos treinos.