Continua após a publicidade:

A primeira-dama do Brasil, Janja, esteve em Paris desde a última sexta-feira, 26 de julho, acompanhada por pelo menos sete assessores, para representar o país na abertura dos Jogos Olímpicos de 2024.

A comitiva incluiu três integrantes da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), três do Gabinete Pessoal do Presidente da República, incluindo sua assessora de imprensa, e um do Cerimonial da Presidência.

Continua após a publicidade:

📲 Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

Gastos com viagens do governo

Até o momento, o Portal da Transparência, mantido pela Controladoria-Geral da União (CGU), registra R$ 836,7 milhões gastos com viagens de integrantes do governo em 2024. Em 2023, primeiro ano da gestão Lula (PT), os gastos foram de R$ 2,2 bilhões.

Atividades de Janja em Paris

Janja iniciou suas atividades no sábado (27) com uma reunião com a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, discutindo a aliança principal do País, que preside o G-20 este ano.

Continua após a publicidade:

Em seguida, visitou a Vila Olímpica com o ministro do Esporte, André Fufuca, e o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Paulo Wanderley, onde deixou uma mensagem pedindo “muitas e muitas medalhas” para a equipe brasileira.

Janja também visitou a Casa Brasil, um ponto de encontro para autoridades, torcedores e atletas durante os Jogos, localizada na zona norte de Paris.

Ela foi acompanhada pelo ministro do Turismo, Celso Sabino, pelo presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e pelo ex-jogador de futebol Raí, tetracampeão com a seleção brasileira, que foi escolhido como embaixador internacional da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza.

Continua após a publicidade:

Participação nos eventos esportivos

No domingo (28), Janja assistiu à dupla de vôlei de praia brasileira, Carol Solberg e Bárbara Seixas, que venceu a dupla japonesa Akiko Hasegawa e Miki Ishii por dois sets a zero. Apesar de o Brasil não ter conquistado medalhas no primeiro dia de competições, há grandes expectativas de vitória em diversas modalidades.

Em uma publicação no X (antigo Twitter), Janja agradeceu a recepção do presidente da França, Emmanuel Macron, e da primeira-dama, Brigitte Macron, a quem chamou de “querida amiga”.

Continua após a publicidade: